Uma novidade interessante para os ouvintes de rádio de Curitiba. As emissoras do Grupo Lumen, a popular Clube FM 101.5 e a adulta Lumen FM 99.5, iniciaram ontem a implantação de seus sistemas de transmissão da tecnologia RDS (Radio Data System), serviço que permite o envio de textos curtos ao receptor FM dos ouvintes. Colaboradores e a equipe do Tudo Rádio constataram a presença do sinal RDS nessas duas FMs durante a noite de ontem.
A Clube FM 101.5, uma das emissoras mais potentes do Brasil, é conhecida por sua extensa área de cobertura e boa qualidade de áudio em FM. Para completar o que uma rádio em FM pode oferecer, a 101.5 FM passará a contar com o sistema RDS. Durante os testes foi possível ler o slogan da emissora, nome, além da frequência da Mix FM 92.9, sendo o fato mais curioso durante a implantação, levando a crer que a rádio está instalando o mesmo software utilizado pela Mix FM de Curitiba (que possuí RDS).
O sistema não é novidade para o grupo e muito menos para a Lumen FM. Entre os anos de 2007 e 2008 a 99.5 FM gerava mensagens de texto via RDS para os receptores de ouvintes. Na época aparecia o nome da emissora para quem sintonizava a Lumen FM. Depois de 2008 o sistema apareceu durante alguns dias na frequência da Clube e depois não foi mais utilizado pelo grupo.
Durante o fechamento dessa matéria, no período da manhã de hoje, a Clube não apresentava mais sinal RDS ao contrário do final da noite de segunda-feira (24) e a Lumen FM estava novamente emitindo mensagens de texto para os receptores dos ouvintes, fazendo uso da tecnologia. Logo depois, por volta do meio-dia de hoje, as duas apresentavam sinal RDS.
Curitiba é uma das praças que mais possuem rádios com RDS.
Clique aqui e veja a lista de FMs que atualmente utilizam esse recurso na capital paranaense.
Saiba mais sobre o RDS.
Clique aqui.
Colaboração de Ricardo Cesar Incerti
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: