O que não era previsto, aconteceu: 2011 começou movimentado e cheio de expectativas no mercado de rádio de São Paulo, o principal da América Latina. A situação foi criada a partir da divulgação da primeira pesquisa de audiência em 2011, resultado que apontou uma disputa acirrada pela primeira colocação geral na capital paulista. Duas rádios de ponta disputam o título de ?rádio mais ouvida? de São Paulo.
Nos últimos meses do ano passado era difícil imaginar que a atual líder geral Tupi FM 104.1 poderia ser ameaçada por sua maior concorrente logo no início de 2011. A Nativa FM 95.3 já aparece como líder entre as FMs no ranking comercial do Instituto Ibope, mas ainda não conquistou a ponta geral que segue com a Tupi. Pelo tamanho do mercado de São Paulo, é possível considerar que existe um ?empate técnico? na primeira colocação em ambos os filtros da pesquisa.
Do mesmo modo que essa situação de disputa foi criada, o próximo resultado que será divulgado pelo Instituto Ibope é imprevisível. As duas rádios que buscam o topo estão trabalhando pesado para conquistar (Nativa) ou manter (Tupi) a primeira colocação geral, além da hegemonia nos demais filtros de audiência. Novamente o resultado de audiência da capital paulista fica imprevisível e pode ocasionar mudanças importantes no principal mercado de rádio do país.
Nos últimos meses a Nativa FM vem apresentando um crescimento consistente, contra algumas oscilações nos índices apresentados pela Tupi. Porém a 104.1 FM apresentou recentemente os seus melhores números de audiência desde que assumiu a ponta geral em 2008, deixando a situação atual ainda mais incerta para as duas concorrentes que buscam a liderança. A única situação previsível é que a briga pelo topo da pesquisa Ibope seguirá acirrada nos próximos meses.
Essa disputa acirrada para a primeira colocação geral não é repetida quando o assunto é ?líderes por segmento?. A Mix FM 106.3 segue com ampla vantagem entre as jovens e apresentou crescimento na última medição. A Alpha FM 101.7 obteve um leve recuo, mas foi beneficiada pela queda de suas concorrentes diretas que estão distantes da líder adulta. O caso da Vida FM 96.5 também é parecido, mantendo ampla vantagem entre as religiosas. Já a CBN FM 90.5 continua com boa média contra as demais rádios jornalísticas presentes em FM.
Clique aqui e veja o panorama atual da disputa por audiência em São Paulo
Ouça e veja a lista de rádios sintonizadas com facilidade na capital paulista
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: