São Paulo ? Mix puxa a fila. Até estreante comemora resultado
O resultado de audiência divulgado ontem em São Paulo revela um panorama importante para o mercado de rádio jovem (ou ?pop?) do Brasil. As principais emissoras que atuam nesse segmento disputam o mercado de rádio da capital paulista. A medição mais recente do resultado de audiência realizada pelo Instituto Ibope revela que essas rádios estão em ?boa forma?, conquistando números importantes no mercado paulistano.
A Mix FM 106.3 segue em alta ao manter a liderança no segmento, sendo considerada um dos ?termômetros? do rádio jovem brasileiro. Os números obtidos pela Mix seguem rivalizando aos resultados das rádios ecléticas de São Paulo, situação que não é novidade. A líder registrou seu terceiro crescimento consecutivo das pesquisas de audiência, conquistado no mesmo período em que as FMs jovens concorrentes obtiveram seus melhores desempenhos nos últimos seis meses.
Em segundo no segmento aparece a Metropolitana FM 98.5, rádio que junto à 89 FM 89.1 disputa essa posição de forma acirrada (no ranking comercial a 89 aparece em segundo). As duas FMs já recuperaram toda a audiência perdida nos últimos meses, quando o mercado de rádio jovem sofreu alguns recuos considerados preocupantes. Os novos números foram comemorados pela equipe da Metropolitana, sendo mais um resultado positivo no comparativo com as pesquisas anteriores.
A Metropolitana leva vantagem na posição entre as jovens em relação à 89 (geral a diferença é de cerca de 350 ouvintes na média por minuto), porém foi da 89.1 o melhor desempenho absoluto e percentual entre as primeiras colocadas do segmento. A 89 inicia o ano com um forte desempenho, resultado que acirra a disputa pela vice-liderança jovem. Quem também comemora é a Jovem Pan 2 FM 100.9. A rádio recuperou o índice perdido nas últimas medições, tendo um novo fôlego na pesquisa geral. O desempenho percentual da Pan foi parecido com o número obtido pela 89.
O melhor desempenho percentual no comparativo com o período anterior foi obtido pela Energia 97 FM 97.7, considerado um dos destaques da pesquisa geral. A emissora não conquistou uma nova posição na pesquisa geral com esse crescimento, mas aproximou a FM de outras rádios no ranking. O maior destaque por parte da Energia é o crescimento constante obtido pela FM nas últimas medições, situação aliada a uma grade de programação considerada mais ?segmentada? em relação às demais FMs jovens.
A Transamérica Pop FM 100.1 segue distante de suas principais concorrentes, porém a rádio também comemora os novos números divulgados pelo Instituto Ibope. A emissora está com o seu melhor desempenho na comparação com os números alcançados em 2010. Também é destaque a Disney FM 91.3, rádio que está estreando na pesquisa de audiência.
Todas essas FMs tornam o mercado de rádio jovem de São Paulo o mais competitivo da América Latina. O grande número de FMs atuando nesse gênero de programação (superior aos últimos 10 anos) poderia diminuir os números absolutos por rádio, porém o segmento reagiu ao conquistar novos ouvintes.
Análise com base na pesquisa geral (todos os dias e locais, 05h-00h, novembro de 2010 a janeiro de 2011).
Clique aqui e saiba mais sobre esse desempenho geral das FMs paulistanas
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: