Curitiba - Emissora encerra suas transmissões por estar impedida de comercializar
É oficial. A Mix FM 92.9 de Curitiba vai encerrar suas operações a partir do dia 1º de abril deste ano. A informação foi confirmada pela própria Rede Mix de Rádio. A partir de abril outra programação assume o canal 92.9 FM, concessão educativa com torre no município de Campo Largo que direcionava seu sinal para Curitiba. A parceria entre a 92.9 FM e a Mix FM durou por cinco anos.
Impedida de comercializar normalmente devido o caráter educativo da concessão, o grupo local que controla a afiliada da Mix em Curitiba (Rede Mercosul) decidiu por não manter o projeto no ar, além do planejamento de manter a rádio em ?stand by?, executando músicas nos intervalos comerciais. A Rede Mix também não deverá investir na permanência da afiliada, passando a buscar um novo parceiro em Curitiba. A Mercosul realizou todos os esforços possíveis para a manutenção da Mix em 92.9 FM.
No ar desde dezembro de 2005 a Mix FM de Curitiba teve uma trajetória movimentada no mercado de rádio. A Rede Mercosul investiu na divulgação e montagem da rádio e o produto rede também vingou na capital paranaense, passando a liderar no segmento jovem (Instituto Ibope) entre os anos de 2007 e 2009. Problemas de cobertura (várias áreas de sombra na capital devido a torre estar localizada em Campo Largo) e o impedimento de novos investimentos locais ajudaram a minar a trajetória da 92.9 FM.
Apesar do anuncio da desfiliação, o nome ?Mix? sai fortalecido de Curitiba. Boa parte do mercado local vê com bons olhos a trajetória da Mix FM em Curitiba, rádio que rapidamente e com dificuldades técnicas assumiu a liderança na sua área de atuação, estando também entre as FMs mais ouvidas da capital paranaense. A Rede Mix acredita em um retorno rápido à Curitiba, aproveitando também a forte expansão que a marca passa por outras cidades brasileiras.
A Mix FM de Curitiba foi a porta de entrada para a rede paulista no Sul do país. Hoje a rádio opera em cidades importantes como Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Blumenau, além de finalizar a montagem de uma afiliada no litoral de Santa Catarina. Todas as afiliadas citadas acima estão com um desempenho positivo através da rede e trabalhos locais, auxiliando em expansões pela região sul e também no retorno a Curitiba.
Com a saída da Mix FM, a Jovem Pan 2 FM 103.9 ficará praticamente sozinha em Curitiba. A rádio tinha a 92.9 FM como concorrente direta no segmento jovem. A disputa entre as duas rádios foi acirrada, principalmente entre o segundo semestre de 2008 e inicio de 2009. Hoje a Jovem Pan 2 de Curitiba, rádio que possui uma superioridade técnica e artística na estrutura local em relação a concorrente, ocupa a terceira colocação geral de audiência na capital paranaense (dados do Instituto Ibope, fevereiro de 2011).
A partir de abril a Mix FM deixará Curitiba, mas segue com seus trabalhos normalmente nas demais cidades que compõe a rede paulista na região sul. Por enquanto a Grande Curitiba ficará sem sinal da Mix FM, exceto os municípios ao norte da capital paranaense (Colombo, Almirante Tamandaré, além da área oeste como Campo Largo e Campo Magro) que são cobertos de forma parcial pela Mix FM 94.7 de Ponta Grossa.
Em breve mais detalhes sobre a nova programação da 92.9 FM na Grande Curitiba e informações sobre o retorno da Mix à capital paranaense.
Clique aqui para ler a nota referente ao último aniversário da Mix FM de Curitiba
Clique aqui para ouvir e ver a lista de rádios sintonizadas de forma local em Curitiba
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: