Divulgado mais um ranking geral de audiência do mercado de rádio FM do Rio de Janeiro, dados do Instituto Ibope (todos os dias e locais, 05h-00h). Segundo a medição, não houve alterações de posições entre as rádios mais ouvidas, porém algumas emissoras evoluíram em números na comparação com a pesquisa anterior. Acompanhe:
A FM O Dia FM 100.5 segue isolada na liderança geral como de costume, mantendo praticamente o mesmo número apresentado na medição anterior. A rádio segue sem sofrer ameaças diretas ao seu ?reinado? no mercado da capital fluminense. A segunda colocação continua mas mãos da Melodia FM 97.5, rádio que apresentou um recuo no comparativo com o período passado, mas mantém uma certa distância em relação as demais FMs.
Mais próxima da segunda colocada está a JB FM 99.7, emissora adulta que segue sendo um dos principais destaques do rádio brasileiro nas pesquisas gerais de audiência. A emissora é unanimidade entre o público adulto carioca e segue disputando espaços pelas primeiras colocações no Rio. A rádio é seguida de perto por uma FM que não é sua concorrente direta: Beat 98 FM 98.1.
A eclética Beat 98 apresentou uma de suas melhores variações na pesquisa geral e na comercial (06h-19h) na medição do Instituto Ibope, recuperando alguns números perdidos nas medições anteriores. A estação segue distante da FM O Dia, mas começa a vislumbrar vôos maiores na pesquisa do Rio, tentando recuperar a vice-liderança geral. A Beat é seguida de muito perto pela 93 FM 93.3, rádio religiosa que é considerada uma das forças do rádio carioca.
Isolada na sexta colocação geral está a Nativa FM 103.7, emissora que segue com números expressivos no Rio de Janeiro, mas está mais distante do ?bolo? de rádios que vai da JB FM até a 93 FM. A Mix FM 102.1 melhorou seus números em relação ao período anterior e segue unânime entre o público jovem carioca, porém vê a sétima colocação geral ser ameaçada pelo crescimento de uma rádio que não é sua concorrente direta.
A Super Rádio Tupi FM 96.5 é um dos principais destaques da pesquisa de audiência no Rio de Janeiro. Com menos de dois anos no ar em FM, a emissora do Diário Associados encosta na Mix no ranking geral e mantém um forte crescimento no comparativo com os períodos anteriores. No ranking comercial a rádio já está próxima da marca de 100 mil ouvintes por minuto de média e só não superou a Mix devido o crescimento apresentado pela FM jovem.
Também originada do mercado AM, a Rádio Globo FM 89.5 também apresentou uma evolução no comparativo com o período anterior, porém segue distante das rádios Mix e Super Rádio Tupi. O resultado da Rádio Globo no mercado FM é significativo, já que a rádio possui pouco tempo de operação no dial FM do Rio de Janeiro, já estando posicionada entre as dez rádios mais ouvidas da capital fluminense e região metropolitana.
No ranking geral a Globo é seguida de perto por duas emissoras: SulAmérica Paradiso FM 95.7 e MPB FM 90.3 (esta última apresentou uma evolução considerável no comparativo com o período anterior). A medição também destaca a vantagem da BandNews FM 94.9 em relação a CBN FM 92.5 no mercado de rádio FM do Rio de Janeiro, mantendo o panorama do período anterior.
Acompanhe o ranking geral (10 primeiras colocadas):
01 ? FM O Dia FM 100.5
02 ? Melodia FM 97.5
03 ? JB FM 99.7 *
03 ? Beat 98 FM 98.1 *
03 ? 93 FM 93.3 *
06 ? Nativa FM 103.7
07 ? Mix FM 102.1 *
07 ? Super Rádio Tupi FM 96.5 *
09 ? Rádio Globo FM 89.3 *
09 ? SulAmérica Paradiso FM 95.7 *
09 ? MPB FM 90.3 *
* É possível considerar um empate técnico entre essas emissoras, conforme a repetição da posição geral indicada acima. Isso prova como o cenário carioca está competitivo na medição de audiência (dezembro de 2010 a fevereiro de 2011).
Clique aqui a última analise publicada sobre o mercado do Rio de Janeiro
Clique aqui para ouvir e ver a lista de rádios sintonizadas com bom sinal no Rio de Janeiro
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: