Segunda-Feira, 28 de Março de 2011 @ 17:14
São Paulo - O estudo tem como objetivo mostrar, por exemplo, o universo de rádios AM e FM que transmitem programação na web
A Abert e a Agência Radioweb realizam uma pesquisa inédita sobre o mercado de rádio comercial brasileiro. O objetivo é reunir informações para que o país conheça a realidade do setor de rádio. O estudo tem como objetivo mostrar, por exemplo, o universo de rádios AM e FM que transmitem programação na web, emissoras que possuem site, cobertura de sinal e o faturamento com publicidade local. Os dados devem ser divulgados ainda neste semestre.
Segundo o presidente da Abert, Emanuel Carneiro, a pesquisa irá melhorar o nível de informação sobre aspectos tecnológicos, comerciais e operacionais. “Diante da tendência de interiorização do crescimento econômico, é preciso conhecer bem mais a realidade do rádio que está fora dos grandes centros. A falta de informação sobre a abrangência de uma determinada rádio, por exemplo, dificulta a decisão dele na hora de anunciar”, afirma.
No Brasil, as informações sobre o setor de rádio no campo publicitário são fornecidas pelo Projeto Intermeios, do Grupo de Mídia de São Paulo. Os dados orientam os grandes anunciantes a decidirem o destino de verbas para projetos de divulgação de produtos e de serviços em todo país. "Entretanto, apenas cerca de 140 emissoras de rádio têm colaborado com o Intermeios, fornecendo informações, ainda é um universo limitado", explica o radiodifusor. O investimento publicitário destinada ao rádio com base no Intermeios foi de R$ 1 bilhão no ano de 2010.
No total, 1.050 emissoras associadas à Abert de todo o país receberam por e-mail um formulário eletrônico. Cerca de 300 rádios já responderam ao questionário, em apenas quatro dias. As respostas serão resguardadas com absoluto sigilo, sem identificação da empresa.
Os dados serão consolidados pela equipe da área econômica da Abert. “É certo que o tipo de dado reunido nesta pesquisa não é objeto de estudo de outros institutos, pela sua especificidade. A idéia é fazer um amplo mapeamento das questões fundamentais para as emissoras”, afirma o diretor da Agência Radioweb, Paulo Gilvane.
Fonte: Site da Abert