São Paulo ? Emissoras transmitem em ?mono? para melhorar cobertura nas áreas mais densas
Uma prática de transmissão em FM tem virado algo comum entre algumas rádios brasileiras, com destaque para estações religiosas. Visando uma melhoria de suas coberturas nas áreas mais densas das metrópoles brasileiras, algumas estações de rádio em FM que possuem seus sistemas irradiantes localizados fora do grande centro estão transmitindo sua programação em ?mono?, optando por abrir mão de um dos diferenciais da transmissão em FM: o áudio estéreo.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
A transmissão em mono auxilia a propagação do sinal dessas FMs, melhorando de forma perceptível a cobertura dessas rádios nas áreas mais urbanizadas ou distantes. Um dos maiores exemplos dessa prática é a Bandeirantes FM 90.9, estação repetidora da Bandeirantes AM 840 na Grande São Paulo e litoral paulista. Sua torre está localizada próxima à Serra do Mar, distante da capital. Visando solucionar qualquer problema de cobertura devido à distância da torre em relação a São Paulo, a 90.9 FM transmite em ?mono?. A Gospel FM 90.1, com torre em Jundiaí, é outro exemplo dessa prática.
Essa prática não é comum em rádios essencialmente musicais, principalmente estações voltadas aos gêneros popular/eclético e jovem. Em Curitiba a Mix FM operou em 92.9 FM de 2005 a 2011 em estéreo, mesmo com sua torre localizada fora da capital paranaense. Após a mudança de Mix FM para a grade religiosa da Sê tu uma Benção FM, a 92.9 FM passou a irradiar sua programação em mono. Outras quatro rádios com torre fora de Curitiba optaram por priorizar a cobertura em detrimento da qualidade de áudio, são elas: Gospel FM 89.3, Sara Brasil FM 107.5, Dimensão FM 107.1 e Evangelizar FM 90.9.
A melhora na recepção do sinal em FM mono é perceptível através da maioria dos receptores dos ouvintes, auxiliando também na busca pela rádio nas chamadas ?busca automática? presente na maioria dos rádios. Em algumas cidades e estações, essa prática não é novidade, sendo executada desde a década de 90. Dependendo do projeto radiofônico, determinadas rádios priorizam a presença do estéreo em vez de uma cobertura de sinal com menos sombras.
Alguma rádio de sua cidade/região optou por deixar de lado o estéreo para melhorar a cobertura? Se sim, qual estação? Comente e opine através do nosso Twitter. Acesse:
http://twitter.com/TudoRadio
Leia mais - Colunas técnicas por Diórgenes Lopes. Saiba mais sobre a técnica do rádio
Veja aqui e ouça a lista de rádios em FM ou AM sintonizadas na sua cidade ou região
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: