Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 06 de Maio de 2011 @ 09:09

Exclusivo: SulAmérica Trânsito e Litoral FM disputam espaços em São Paulo

São Paulo ? Conflito de sinal entre as duas estações é intenso
Publicidade
Recentemente o Tudo Rádio noticiou uma situação inusitada que acontece em São Paulo e região metropolitana: o pesado conflito entre os sinais das rádios SulAmérica Trânsito FM 92.1 e Litoral FM 91.9. Dependendo do ponto da Grande São Paulo, uma rádio anula a outra e na maioria das localidades existem interferências entre as duas sintonias, devido a proximidade entre os canais ocupados pelas rádios em questão.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
 

A Litoral FM 91.9 de São Vicente, emissora de programação adulta, subiu a Serra do Mar e está com sua torre de transmissão instalada em um local estratégico, situação que possibilita a sintonia local da FM na Baixada Santista e também na Grande São Paulo. A mudança ocorreu aos poucos entre o final de 2010 e inicio deste ano. É possível captar com certa facilidade o sinal da 91.9 FM nas áreas mais densas da região central da capital paulista, dando uma pequena dimensão da considerável área de cobertura da Litoral FM.

Essa situação colocou em cheque a cobertura da SulAmérica Trânsito FM 92.1, emissora totalmente voltada a capital paulista e região metropolitana. A rádio que é operada pelo Grupo Bandeirantes estava acostumada com um sinal local em toda Grande São Paulo, apenas se preocupando com o já conhecido problema de interferências oferecidos pelas emissoras clandestinas. Agora além das piratas, a 92.1 FM teve o seu sinal atenuado em vários pontos de São Paulo devido a presença da Litoral FM no planalto.

É possível acompanhar a reclamação de vários ouvintes da SulAmérica Trânsito em relação a cobertura de sinal da estação. A própria 92.1 FM relata essa situação no ar e pede o auxilio dos ouvintes para identificar os pontos mais críticos de interferências. A equipe do Tudo Rádio chegou a sintonizar a Litoral FM com sinal de qualidade razoável nas regiões da Avenida Paulista e 23 de Maio, além de captar a rádio nas regiões de Jundiaí e Campinas.

Tratam-se de duas estações tradicionais da Grande São Paulo e Baixada Santista que travam uma disputa por espaços no dial, briga que não é uma situação vivida apenas por essas duas FMs. A Tupi FM 104.1 de São Paulo convive com o sinal local da Dumont FM 104.3 de Jundiaí em praticamente toda a região metropolitana da capital paulista. Já as rádios CBN FM 90.5 e Bandeirantes FM 90.9 dividem espaços com a Sempre Mais FM 90.7 de Salesópolis, no extremo leste da capital paulista e na área metropolitana de São Paulo conhecida como Alto Tietê.

Escutar Veja aqui a lista de rádios em FMs sintonizadas na Grande São Paulo

Escutar Veja aqui a lista de rádios em FMs sintonizadas na Baixada Santista



A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.