Quarta-Feira, 15 de Junho de 2011 @ 09:01
Brasília – Aviso de chamamento foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União
O Ministério das Comunicações publicou ontem no Diário Oficial da União um aviso de chamamento público com o intuito de fazer novos testes com sistemas de rádio digital. De acordo com a pasta, os estudos feitos há dois anos não foram concluídos por razões técnicas. Com o aviso de chamamento, o Ministério das Comunicações volta à fase inicial do processo de digitalização do rádio no Brasil.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
A intenção da pasta é testar novamente os diversos padrões de rádio digital existentes no mundo, para verificar qual deles atende melhor às necessidades brasileiras. Qualquer entidade que desenvolva este tipo de tecnologia poderá encaminhar manifestações de interesse em participar dos testes.
Segundo o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Genildo Lins, o objetivo é conhecer os padrões de rádio digital para definir uma plataforma para o Brasil, do mesmo modo do que ocorreu antes da definição do padrão nipo-brasileiro como modelo de TV digital no país. De acordo com Genildo, depois da fase de estudos, deverá haver negociações com fabricantes de equipamentos e também diálogos internacionais que possibilitem a efetiva implementação do sistema de rádio digital.
A migração para o sistema digital vai permitir às emissoras de rádio melhorar a qualidade de som durante as transmissões. Também haverá mais canais disponíveis no espectro, uma vez que não será necessário deixar canais vagos para evitar interferências entre as emissoras. Em chamamento anterior aberto pelo MiniCom, uma entidade europeia e outra americana apresentaram interesse em demonstrar o funcionamento de seus padrões. Entretanto, por razões técnicas, os estudos não foram concluídos.
Os novos testes sobre o padrão de rádio digital deverão ser retomados nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Essas cidades foram escolhidas com base em critérios que permitam ao Ministério das Comunicações avaliar o desempenho dos sistemas em diferentes realidades geográficas e urbanísticas. O MiniCom vai contar com parceria da Anatel e do Inmetro.
A expectativa é que a etapa de testes com rádio digital termine no primeiro semestre de 2012.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.