Segunda-Feira, 29 de Agosto de 2011 @ 16:18
Brasília – Assessoria de imprensa do Planalto tenta driblar assuntos polêmicos
Reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira mostra que a presidente Dilma Rousseff passou a adotar uma nova estratégia de comunicação, orientada pelo Planalto, e passou a dedicar mais tempo de entrevistas a rádios regionais. O intuito de buscar emissoras regionais é de priorizar a divulgação da agenda positiva, evitando assuntos polêmicos, como os escândalos envolvendo ministérios do Governo.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
Segundo a reportagem, no mês passado a presidente dedicou dez vezes mais tempo a rádios regionais - no total foram duas horas e 52 minutos - do que para jornalistas de grandes veículos nacionais, para os quais dedicou apenas 17 minutos, divididos em cinco eventos. Para as emissoras locais, as entrevistas ficam restritas às ações do governo na região em que a rádio está, evitando assuntos como corrupção e "faxina" no governo. O tempo é aproveitado pela presidente para anunciar novas obras e benefícios sociais aos ouvintes.
Uma dessas visitas da presidente foi em Porto Velho, capital de Rondônia. Por lá, a presidente visitou a rádio Caiari AM 1430, emissora que também retransmite os sinais da Bandeirantes AM 840 de São Paulo. "Passaram para nós que seria melhor usar as questões positivas. Dizer o que pode ser feito, e não o que nunca foi feito no Estado", disse o radialista Sérgio Gomes, da Caiari AM de Porto Velho (RO). Gomes entrevistou a presidente por 21 minutos, um dia antes da demissão de Alfredo Nascimento, ex-ministro dos Transportes, ser anunciada, mas ele afirmou não ter tratado sobre o assunto por "falta de tempo".
Este mês, a presidente participou de entrega de casas do programa Minha Casa Minha Vida em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A visita da presidente à cidade teve a presença do governador Geraldo Alckmin, além de ministros e secretários estaduais, além de políticos da região.
Durante a visita, a presidente também visitou uma emissora de rádio da cidade. Ela concedeu entrevista à rádio Metrópole AM 1400 de Rio Preto. Na entrevista, a presidente enfocou a entrega das casas e as melhorias que serão feitas na região.
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) nega que a estratégia é uma forma de se desvencilhar dos casos de corrupção e afirma ser uma agenda "natural" para a presidente.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.