São Paulo – Retirada do ar uma das principais causadoras de interferências no sinal da Jovem Pan 2
Publicidade
Uma notícia importante para uma das principais estações de rádio da capital paulista. A Jovem Pan 2 FM 100.9 de São Paulo teve seu alcance de sinal ampliado na região do ABC, mais precisamente em São Bernardo do Campo. Nos últimos meses a matriz da rede paulista estava sofrendo com interferências causadas por uma FM clandestina que operava em 100.7 FM, situação que deixou de ser um problema para a Jovem Pan 2 na tarde de ontem, 29 de novembro.
A evangélica Shalom FM 100.7 estava operando de forma irregular a partir do bairro conhecido como Montanhão, tradicional reduto de FMs piratas na região do ABC. A emissora interferia de forma considerável no sinal da Jovem Pan 2 em São Bernardo do Campo, devido a intensidade do sinal da FM clandestina e a proximidade entre o canal da Shalom com o utilizado legalmente pela Jovem Pan 2. Com o encerramento das operações da 100.7 FM a Jovem Pan 2 passa a ter uma cobertura mais “clara” nessa importante área populacional da Grande São Paulo.
A 100.7 FM foi monitorada pelo C.I.P.I (Centro de Investigação e Prevenção de Interferências) e fechada pelas autoridades competentes. A ação ocorreu ontem, 29 de novembro, resultando também no encerramento das transmissões de outra FM pirata: a 104.5 FM. Essa outra estação operava com uma potência considerável (1kw) e causava interferências no sinal da Transcontinental FM 104.7 em São Bernardo do Campo e arredores.
O Montanhão já foi destaque na redação do Tudo Rádio durante outras operações do C.I.P.I., com destaque para o fechamento de uma FM clandestina em 94.1 FM no primeiro semestre deste ano, estação que anulava o sinal da Oi FM 94.1 em boa parte de São Bernardo do Campo e Diadema.
Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve passagens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn