Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011 @ 11:13

Segmentadas também tiveram destaque na medição de audiência em São Paulo

São Paulo – Desempenhos expressivos em relação aos segmentos de atuação
Publicidade
Ontem, 7 de dezembro, o Tudo Rádio divulgou o panorama geral da audiência FM em São Paulo (dados do Instituto Ibope). É praticamente regra desde o inicio das medições na capital paulista: rádios populares, jovens/pop e, em determinadas medições, gospel e adultas são os gêneros que mais atraem ouvintes e ocupam as dez primeiras colocações no ranking de audiência. Porém as mais “segmentadas” também movimentam o mercado, geram destaques e possibilidades de novos negócios.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
 

No segmento adulto-contemporâneo (que nos últimos anos voltou a “beliscar” as primeiras colocações no ranking de audiência) tem a Alpha FM 101.7 como a estação com o maior número de ouvintes na média por minuto, além da liderança neste gênero. Na última medição o destaque ficou com uma das marcas mais tradicionais do rádio paulistano: Antena 1 FM 94.7. Ainda longe da Alpha FM, a 94.7 manteve uma tendência de crescimento na medição, fato que tem auxiliado na expansão recente de sua rede para outros centros brasileiros. A Antena 1 vislumbra a possibilidade de brigar em 2012 por uma fatia maior no mercado de rádio adulto.

Um dos destaques mais expressivos entre as “segmentadas” na medição atual ficou novamente com a Kiss FM 102.1. A “roqueira” cravou seu melhor desempenho (na média de ouvintes por minuto) desde a sua estréia em São Paulo, em 2001. Esse crescimento deixa a Kiss FM a frente de algumas marcas tradicionais do mercado paulistano, além de manter a rádio a frente de rádios que geralmente disputam as primeiras colocações na pesquisa do Instituto Ibope na capital. Na medição comercial (06h-19h, segunda a sexta) a Kiss está acima dos 80 mil ouvintes por minuto.

Além dos resultados expressivos de suas “populares” (Nativa FM 95.3 e Band FM 96.1, rádios que buscam a ponta do ranking geral), o Grupo Bandeirantes também tem obtido resultados importantes em rádios mais “fechadas”. A BandNews FM 96.9 começa a apresentar resultados mais competitivos no ranking de audiência. Na última medição a 96.9 FM aparece com sua melhor média de ouvintes por minuto desde a estréia da marca em maio de 2005, além de sua melhor posição no ranking geral. Outra que vem reagindo nos últimos meses é a MIT FM 92.5, também operada pelo Grupo Bandeirantes e que registrou seu melhor desempenho desde que estreou em 2008.

Disputar as primeiras colocações e manter um elevado número de audiência é um elemento importante para o rádio e as estações mais “segmentadas” ou “específicas” acabam complementando o mercado, possibilitando outras formas de comercialização na mídia rádio. Uma evolução de audiência dentro de um determinado segmento é comemorado por uma rádio assim como os números obtidos por quem briga pelas primeiras colocações.

Saiba mais do panorama geral da audiência FM em São Paulo através das matérias a seguir:

Escutar Confira o panorama completo clicando aqui.

Escutar GUIA TUDO RÁDIO: Veja aqui a lista de rádios sintonizadas em São Paulo

Escutar Leia mais - Panorama: Lideres seguem em alta na capital paulista



A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.