Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2012 @ 11:12

Substituta da 89 FM em Campinas completa 2 anos no ar

Campinas – Nativa FM estreou no final de janeiro de 2010 substituindo a 89 FM
Publicidade
A substituta da última remanescente da rede controlada pela 89 FM (atual Fast 89 FM 89.1 de São Paulo) já está completando dois anos de operações. A Nativa FM 89.3 de Campinas surgiu em 31 de janeiro de 2010, substituindo a 89 FM 89.3, emissora jovem que seguia os padrões da matriz paulistana e era direcionada a Campinas. Adquirida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação no final de 2009, a 89.3 FM tornou-se mais uma rádio própria do grupo e uma das integrantes da Rede Nativa FM (rádio de programação popular).

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
 

No ar em 89.3 FM, a Nativa Campinas é uma das emissoras próprias que pertencem à rede Nativa FM, controlada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo. A estação campineira é administrada pelo próprio Grupo Bandeirantes, tendo seus estúdios instalados no mesmo complexo que abriga as rádios Educadora FM 91.7 (jovem), BandNews FM 106.7 (jornalismo), Bandeirantes AM 1170 (jornalismo/esportes), além da TV Band Campinas. Com a mudança para Nativa a 89.3 FM teve seu sinal ampliado, melhorias na qualidade de áudio e manutenção do sistema RDS.

A rádio possui horários locais conforme a faixa estabelecida pela matriz para essa prática, seguindo a risca os padrões artísticos orientados pela Nativa FM de São Paulo. A emissora também possui divulgação de sua marca pela cidade e realiza ações promocionais locais. Esses elementos artísticos, promocionais e técnicos estão rendendo a Nativa um crescimento expressivo de audiência, posicionando a frente de rádios importantes de Campinas. O objetivo da FM é alcançar as principais marcas populares do mercado local, situação atrapalhada por uma questão técnica importante: cobertura de sinal.

A principal dificuldade da Nativa é sinal em Campinas, já que a FM possui seu sistema irradiante instalado fora da cidade. A torre da 89.3 FM está em Amparo, cidade pertencente ao Circuito das Águas, localizado a mais de 30km do centro de Campinas (distancia em linha reta). Mesmo assim o sinal da Nativa é de qualidade local em praticamente toda a cidade e espera crescer em audiência ao longo do ano de 2012, mantendo a tendência de melhora em seus números observada na reta final de 2011 (com base nos dados do Instituto Ibope).

Além de Campinas e a matriz instalada na capital paulista, o Grupo Bandeirantes tem emissoras próprias da Nativa em São José dos Campos, São José do Rio Preto, Araraquara e a recém-lançada Nativa FM 98.5 do litoral norte de São Paulo (estúdios em Caraguatatuba e torre em São Sebastião). As demais emissoras da Nativa são afiliadas (Brasília, Ribeirão Preto, Londrina, Araçatuba, Ipatinga, Catanduva, Poços de Caldas, Avaré e a mais nova afiliada da rede, a Nativa FM 102.9 de Borborema / Novo Horizonte).


Escutar GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios em FMs sintonizadas de forma local em CAMPINAS

Escutar Leia mais - Panorama: Sombras atrapalham redes em Campinas

Escutar Leia mais - Audiência Campinas: Lideres seguem crescendo em Campinas

Escutar Leia mais - Plantão exclusivo: Nativa Campinas estréia neste domingo



A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.