Cobrir por completo a Grande São Paulo parece ser uma tarefa quase impossível para uma emissora de rádio em FM, independente do investimento realizado em estrutura. A grande quantidade de rádios clandestinas presentes do espectro FM atrapalha a propagação de sinal das rádios oficiais. Porém esse quadro não é a única dificuldade de algumas estações paulistanas: a “subida” de rádios do litoral tem limitado a área de cobertura de duas rádios instaladas no “planalto”. Essa nova situação é somada às interferências de outros serviços de radiofreqüência e os obstáculos físicos existentes na Grande São Paulo.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
A “nova” prejudicada é a Transamérica FM 100.1 de São Paulo. A estação que é uma das referencias técnicas do rádio na América Latina viu sua área de cobertura ser reduzida pela presença de mais uma FM no dial da Grande São Paulo, a Terra FM 100.3. A emissora popular da Rede Mundial utiliza um canal do litoral paulista, esse que foi recentemente alterado pela Anatel de 98.9 FM para 100.3 FM, autorizado a operar na Baixada Santista. A Terra FM cobre o litoral paulista, mas também é captada na Grande São Paulo, especialmente nas cidades ao sul da capital (região do ABC).
Essa alteração de 98.9 FM para 100.3 FM foi captada por colaboradores do Tudo Rádio na penúltima semana de 2011, sendo observadas interferências no sinal da Transamérica em áreas específicas das cidades de Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo. A grande potência irradiada aliada a uma estrutura de porte considerável ajuda a Transamérica a minimizar os problemas de cobertura, prevalecendo seu sinal em boa parte da região metropolitana e também na própria cidade de São Paulo. A proximidade entre os canais 100.1 e 100.3 que gera essa interferência.
A Terra FM, concessão de Praia Grande e torre instalada entre a capital paulista e o litoral (na Serra do Mar), deixou os 98.9 FM para operar em 100.3 FM entre os dias 22 e 23 de dezembro do ano passado. A mudança consta no plano de distribuição de canais da Anatel para a Praia Grande e áreas vizinhas ao município. Com a torre localizada na Serra do Mar a Terra FM passa a ser sintonizada em 100.3 FM em boa parte da Baixada Santista e também na Grande São Paulo. Ainda não existe a confirmação da localização exata da torre da 100.3 FM, emissora que possui um sinal local nas áreas mais ao sul da Grande São Paulo (próximas ao trecho sul do Rodoanel Mário Covas).
Outra disputa por espaços no dial de São Paulo entre duas programações já conhecidas do mercado de rádio paulistano foi iniciada em fevereiro do ano passado. Essa outra situação é observada nas coberturas das rádios SulAmérica Trânsito FM 92.1 e Deus é Amor FM 91.9, duas estações que são vizinhas no dial FM. A 91.9 FM é uma emissora de São Vicente que teve sua estrutura montada recentemente na serra que separa o litoral da região metropolitana da capital paulista. Esse quadro pode ter rendido alguns recuos nos números médios de audiência da SulAmérica Trânsito, rádio que sofre com interferências em vários pontos da Grande São Paulo.
GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios em FMs sintonizadas na GRANDE SÃO PAULO
Leia mais - Exclusivo: Terra FM muda de canal e atrapalha Transamérica
Leia mais - Exclusivo: SulAmérica Trânsito com interferências na Grande São Paulo
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: