Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual será o papel do rádio nas eleições municipais de 2020?

Enquete

Quinta-Feira, 26 de Janeiro de 2012 @ 11:13

Voz do Brasil atrapalha transmissões de futebol em São Paulo

São Paulo – Algumas rádios saem em desvantagem na concorrência
Publicidade
Opinião Redação Tudo Rádio.com

Mais uma curiosidade chega ao público paulistano após a obrigatoriedade de transmissão do programa “A Voz do Brasil” na faixa horária das 19h00 para algumas rádios de São Paulo. Várias partidas do Campeonato Paulista 2012 de futebol estão sendo realizadas a partir das 19h30, fato que tem colocado algumas emissoras que realizam transmissões esportivas em desvantagem perante a concorrência. O rádio aos poucos deixa de ser uma opção para acompanhar partidas de futebol, atingindo também os ouvintes das emissoras.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui


Esse quadro ficou mais em evidencia com a obrigatoriedade da Voz do Brasil às 19h00 na grade da Jovem Pan AM 620, fato que diminuiu a lista de opções para quem deseja acompanhar as partidas pelo rádio. Nessa lista já estavam excluídas as rádios do Sistema Globo de Rádio, emissoras que tiveram a Voz do Brasil imposta para as 19h00 no segundo semestre de 2010. Com esse fato, rádios como Jovem Pan, CBN FM 90.5 AM 780 e Rádio Globo AM 1100 perdem os primeiros 30 minutos das partidas realizadas às 19h30 devido à transmissão obrigatória da Voz do Brasil.

Conforme for aumentando a lista de rádios obrigadas a transmitir a Voz do Brasil às 19h00 em São Paulo após os julgamentos das liminares que possibilitavam a flexibilização no horário de execução, o rádio deixa de ser uma opção para acompanhar os jogos nos estádios e fora deles, prejudicando as emissoras, o jornalismo esportivo, clientes que investem nesse produto e principalmente os ouvintes, que ficam acuados sem poder escolher. Dessa forma o rádio acaba perdendo uma característica importante, que é a agilidade nas coberturas esportivas e a proximidade com seu público.

No atual panorama as rádios Jovem Pan, CBN e Rádio Globo saem em desvantagem quando o assunto é concorrência nas transmissões esportivas. Essas emissoras têm iniciado as suas “jornadas esportivas” através da internet, passando também a transmitir em AM e FM após as 20h00. Enquanto isso as demais estações que também realizam transmissões esportivas iniciam suas jornadas no rádio, acompanhando as partidas integramente pelas faixas radiofônicas. Porém existe a expectativa que esse quadro seja agravado com a obrigatoriedade de transmissão que deverá se estender para as demais estações.

A flexibilização que será votada em Brasília (onde as emissoras poderão escolher o horário de transmissão da Voz do Brasil, porém entre as 19h00 e 23h00) ainda não será um benefício ao rádio esportivo. Além das partidas das 19h30, a maioria dos campeonatos tem seus jogos principais sendo iniciados entre 21h30 e 22h00, logo após o término dos confrontos iniciados na faixa das 19h00. Isso “engessa” o rádio que terá que escolher uma das partidas para transmitir e o coloca em desvantagem contra outros meios de comunicação, como televisão e a internet.

Acompanhe o desenrolar dessa história através do Tudo Rádio. Veja também nas manchetes logo abaixo o que já foi publicado sobre o tema.


Escutar Leia mais - Jovem Pan AM segue criticando veiculação da Voz do Brasil

Escutar Leia mais - Voz do Brasil às 19h: Previsto impacto negativo em São Paulo

Escutar Leia mais - Câmara quer proibir que emissoras diminuam potência durante A Voz do Brasil

Escutar Leia mais - Jovem Pan e Fast 89 voltam a transmitir A Voz do Brasil

Escutar Leia mais - Campanha de flexibilização é motivada pelo acirramento da obrigatoriedade em São Paulo

Escutar Leia mais - AESP convoca afiliados para campanha em favor da flexibilização da Voz do Brasil

Escutar Leia mais - Exclusivo: Educadora FM volta a transmitir a Voz do Brasil às 19h



A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.