Joinville – Fato foi constatado novamente em Joinville, no norte de Santa Catarina
Continua comum a prática de deslocar unidades de transmissão de determinadas rádios em FM para a transmissão de jogos de futebol no interior de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Com a finalidade de cobrir a área do estádio onde a partida transmitida está sendo realizada, a emissora que não dispõe de uma qualidade de sintonia satisfatória no local acaba repetindo o seu sinal em FM com uma unidade transmissora de baixa potência, fazendo com que a FM seja sintonizável aos ouvintes que acompanham o jogo nas arquibancadas e imediações. Isso foi constatado novamente por nossa equipe em Joinville.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
Ontem, 29 de janeiro, a Transamérica Hits FM 102.5 de Itapoá foi captada no “Estádio da Arena”, casa do Joinville Esporte Clube (time da primeira divisão do futebol catarinense e segunda do brasileiro). A emissora possui uma equipe esportiva bem estruturada e acompanha a campanha do time de Joinville. Sem sinal na cidade e principalmente onde são realizadas as partidas, a 102.5 FM tem seu sinal repetido no estádio para que os torcedores acompanhem a transmissão esportiva realizada pela Transamérica Hits de Itapoá em Joinville. Essa transmissão é feita em baixa potência irradiada.
A Transamérica Hits chegou nos 102.5 FM de Itapoá no meio do ano passado e até hoje está em busca de uma sintonia de qualidade local em toda cidade de Joinville. Enquanto o sinal não chega ao mercado joinvilense, a rádio de Itapoá foi investindo em sua equipe artística e esportiva, chegando também a montar uma sede em Joinville (além de manter a estrutura principal em Itapoá). A torre da FM estará localizada entre as duas cidades, em uma serra (fato que deixará a 102.5 FM com sintonia local em praticamente toda a cidade de Joinville). Porém ainda não existe data para essa estrutura ficar pronta.
Enquanto a rádio não possui sinal local em Joinville, as transmissões esportivas são viabilizadas para o estádio através dessa repetição de sinal na Arena do Joinville. É possível fazer esse tipo de repetição sem a caracterização de transmissão clandestina, desde que o sinal fique restrito à área compreendida pelo estádio, ficando proibida a captação desse sinal em áreas mais distantes ao local da transmissão em baixa potência. Se vazar, o sinal é considerado clandestino e pode atrapalhar outras transmissões legalizadas que utilizem radiofreqüência.
Nossa equipe percorreu os arredores do estádio para constatar o alcance da transmissão, porém a repetição pode ser confundida com o próprio sinal da 102.5 FM irradiado a partir de Itapoá (esse que cobre determinados pontos de Joinville). Nas ruas laterais do estádio era possível ouvir a transmissão com sintonia local, sinal que foi enfraquecendo rapidamente conforme nossa equipe se afastava da Arena. Nossa equipe já chegou a captar repetição de sinais de outras rádios em anos anteriores, como a Oeste Capital FM 93.3 de Chapecó (mais de 500km de distância de Joinville) quando o Chapecoense confrontou o time joinvilense.
RÁDIO AO VIVO: Clique aqui para ouvir a Transamérica Hits de Itapoá (SC) via Tudo Rádio.com
Leia mais - Rádios catarinenses repetem sinal em território gaúcho
GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios em FMs sintonizadas em JOINVILLE, incluindo a Transamérica Hits
Tags: