As estréias indicadas pelo próprio Grupo Bandeirantes em dezembro para a expansão da marca Nativa FM pelo interior paulista não ocorreram em janeiro deste ano. Durante a divulgação das inaugurações das emissoras Nativa FM 98.5 (litoral norte – Caraguatatuba) e Nativa FM 102.9 (Borborema/Novo Horizonte), o grupo de comunicação indicou que outras estréias iriam reforçar a presença no interior paulista por parte da rede liderada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo. Foram indicadas inaugurações nas regiões de Bauru e Rio Claro.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
A emissora prometida para cobrir Rio Claro como Nativa FM era a Cidade FM 103.3 de Itirapina, município localizado entre São Carlos e Rio Claro (cerca de 30km de distância desses dois centros – medição em linha reta). A atual e popular Cidade FM (ex-afiliada da Antena 1 e emissora controlada pelo mesmo grupo da Intersom FM 103.9 de São Carlos) não possui qualidade local de sintonia em Rio Claro, mercado que seria o alvo da Rede Nativa. Com essa dificuldade foi inviabilizada a inauguração dessa afiliada, rádio que também disputa espaços na região com a Jovem Pan 2 FM 103.1 de Piracicaba (“vizinha de dial”).
Mesmo sem contar com uma afiliada da Nativa, os mercados de Rio Claro e São Carlos já são cobertos de forma parcial por outras emissoras da rede paulista. São Carlos recebe o sinal da Nativa FM 91.9 de Araraquara, sendo sintonia local em determinados pontos do município. Já Rio Claro é coberta por outra emissora da rede, a Nativa FM 89.3 de Campinas. Nos dois casos são coberturas parciais. A estréia em Bauru a emissora pretendida pela Rede Nativa não foi divulgada e essa estação deverá apresentar novidades em breve.
Em rápida expansão pelo interior paulista, a Nativa FM já participa de mercados como Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araraquara, Catanduva, Birigui / Araçatuba, Avaré, Caraguatatuba e Novo Horizonte / Borborema. O ponta-pé inicial dessa nova rede ocorreu com a inauguração da Nativa FM 102.1 de São José do Rio Preto, 1º de março de 2008. De lá pra cá a rede já conta com 11 emissoras em território paulista (incluindo a matriz), além de rádios instaladas em Brasília, Londrina, Ipatinga e Poços de Caldas.
Os resultados positivos de audiência conquistados pelo projeto artístico da Nativa FM nos mercados de São Paulo, São José dos Campos e São José do Rio Preto, além da constante evolução nos números em Campinas (dados gerais do Instituto Ibope) têm auxiliado na expansão da rede. Das 15 emissoras que integram a Rede Nativa, seis são rádios próprias do Grupo Bandeirantes (São Paulo, Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Araraquara e Caraguatatuba).
Apesar de não ter inaugurado estações nos arredores de Bauru e Rio Claro a Nativa já conta com uma ampla cobertura no interior paulista, sendo inferior apenas à “irmã” de grupo Band FM (15 emissoras no estado) e Jovem Pan 2 (a mais abrangente no sistema de afiliadas em São Paulo, com 16 emissoras).
GUIA TUDO RÁDIO: Clique aqui para ouvir e ver a lista de emissoras sintonizadas em RIO CLARO (SP)
GUIA TUDO RÁDIO: Clique aqui para ouvir e ver a lista de emissoras sintonizadas em SÃO CARLOS (SP)
Leia mais - Mais Nativa: Rede estréia afiliada no interior paulista
Leia mais - Nativa FM já está no ar no litoral norte de São Paulo
Leia mais - Exclusivo: Nativa FM de Rio Claro surgirá a partir de Itirapina
Leia mais - Plantão exclusivo: Nativa estréia duas FMs em São Paulo
Leia mais - Rede Nativa realiza convenção com afiliados no interior paulista
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: