A Jovem Pan 2 FM 102.9 do Rio de Janeiro será inaugurada em março, conforme noticiado ontem, 2 de fevereiro, pelo plantão do Tudo Rádio.com. Porém essa inauguração em 102.9 FM não será a estréia da marca paulista no mercado da capital fluminense: a Jovem Pan 2 já teve outras duas passagens pelo Rio de Janeiro através de canais diferentes. Os dois encerramentos não foram motivados por baixa audiência ou falta de aceitação do mercado local pela marca da Jovem Pan 2. Dessa vez a rede paulista também contará com outras duas afiliadas no interior do Rio para engrossar sua cobertura em território fluminense.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
A primeira passagem da rede paulista no Rio ocorreu entre outubro de 1994 e 2000 através da 94.9 FM (concessão de Niterói, mas com sede e torre no Rio de Janeiro). A emissora foi uma das primeiras afiliadas da rede paulista, cujo projeto foi iniciado em julho de 1994 com a inauguração da Jovem Pan 2 FM 103.1 de Piracicaba (interior paulista). A falta de padrão artístico na emissora carioca decretou o encerramento das operações dessa afiliada na época, emissora que foi substituída por uma tentativa de rádio local chamada Jovem Rio FM (alusão à passagem da Jovem Pan 2 pelos 94.9 FM).
A segunda passagem ocorreu entre dezembro de 2000 e janeiro de 2007, ocorrida em 102.1 FM após substituir a tradicional Imprensa FM. Essa afiliada foi controlada pelo Grupo Dial, também responsável pela Paradiso FM (hoje como SulAmérica Paradiso FM 95.7). Durante sua curta trajetória nos 102.1 FM do Rio de Janeiro a Jovem Pan 2 participou de uma intensa disputa por audiência com a Cidade FM 102.9, rádios que dividiam o “bolo jovem” carioca. A disputa era parelha com base nas medições da época realizadas pelo Instituto Ibope no Rio. Em 2006 a Cidade deixou os 102.9 FM para a estréia da Oi FM e a Jovem Pan 2 foi substituída pela Mix FM 102.1 (atual líder no mercado jovem carioca).
Agora a Jovem Pan 2 terá sua terceira passagem pelo Rio de Janeiro e a expectativa é que essa nova fase não seja temporária. Antes mesmo de estrear em 102.9 FM a emissora já anunciou que Alexandre Hororuski (um dos principais nomes do rádio, hoje a frente da adulta JB FM 99.9) será o responsável pela área artística da futura Jovem Pan 2 FM 102.9 do Rio de Janeiro. Além do trabalho de Hororuski, nova afiliada da rede paulista terá o suporte dos estúdios da JB FM e auxilio na produção e operação por parte da equipe da marca presente na matriz da rede em São Paulo. A estréia está prevista para 1º de março, porém possíveis atrasos de poucos dias não estão descartados para a inauguração.
Nesse retorno ao Rio de Janeiro a Jovem Pan 2 também contará com uma cobertura mais ampla no interior fluminense. Em julho do ano passado a rede paulista inaugurou a Jovem Pan 2 FM 91.3 de Itaperuna (norte do estado), além de contar desde julho de 2002 com a Jovem Pan 2 FM 92.9 de Três Rios (os sinais da 92.9 FM e 102.9 FM se “encontram” na região serrana do estado, nas proximidades com Petrópolis).
O Grupo Bel, responsável pela Oi FM entre 2006 e 2011 nos 102.9 FM e pela atual Rede Verão FM, não é responsável pelo retorno da Jovem Pan 2 ao Rio de Janeiro, ficando de fora do canal carioca. O Grupo espera manter sua rede nos demais centros onde está presente, buscando uma nova marca para sustentar essa estrutura.
Expectativas positivas para o mercado jovem do Rio de Janeiro
O anuncio do retorno da Jovem Pan 2 ao Rio de Janeiro gera uma expectativa positiva de maior disputa no segmento jovem da capital fluminense. Hoje esse público está totalmente dominado pela Mix FM 102.1, uma das maiores audiências do FM do Rio de Janeiro. O retorno de uma marca já conhecida pelo mercado do Rio e através de uma estação de boa técnica que é o caso da 102.9 FM poderá criar um cenário de maior competição no público jovem. Contra a Jovem Pan 2 existe uma retransmissora da Mix FM bem estruturada no Rio (se destacando também nas promoções de eventos). Corre por fora a Transamérica FM 101.3, rádio que deixou de transmitir futebol em sua grade.
As três emissoras ditas jovens no Rio de Janeiro ocupam canais próximos: 101.3 FM (Transamérica), 102.1 FM (Mix FM) e 102.9 FM (Jovem Pan 2).
GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios em FMs sintonizadas no RIO DE JANEIRO
Leia mais - Transamérica volta a ser uma opção “jovem/pop” no Rio
Leia mais - Plantão: Jovem Pan 2 confirma retorno ao Rio de Janeiro
Leia mais - Mix FM investe em promoções de shows no Rio de Janeiro
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: