Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012 @ 13:13
São Paulo – Heinrich Rudolf Hertz comemoraria 155 anos nesta quarta-feira
O site Google, considerado o principal site de busca em todo o mundo, homenageou o descobridor das ondas de rádio, o físico alemão Heinrich Rudolf Hertz. A homenagem foi em virtude dos 155 anos do alemão, que teve seu nome adotado para designar a sua descoberta.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
A homenagem do Google consistiu em ficar o dia todo com o doodle de ondas eletromagnéticas em uma versão animada. Todos que tiveram acesso ao site nesta quarta-feira acompanhou a homenagem ao responsável pela criação das ondas de rádio, o que permitiu a radiação passou a ser utilizada em aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio e, nos últimos tempos, a utilização do aparelho celular, exames de ultrassonografia, entre outros.
HISTÓRICO - Hertz nasceu em Hamburgo a 22 de Fevereiro de 1857. Interessou-se desde muito cedo pela construção de mecanismos, tema que sempre o atraiu, mesmo enquanto trabalhou na área da física. Levado por essa sua apetência, frequentou uma faculdade de engenharia durante dois anos. No entanto, a sua vontade de levar a cabo investigação científica fê-lo optar pela física, tendo ingressado na Universidade Humboldt de Berlim em 1878.
Obteve, em 1880, num trabalho proposto por Hermann von Helmholtz, seu professor, intitulado Sobre a Energia Cinética da Electricidade, um resultado excepcional, dada a pesquisa original que tinha efetuado. Três anos mais tarde, tornou-se professor na Universidade de Kiel, onde iniciou investigações sobre a eletrodinâmica de Maxwell, a qual se opunha à eletrodinâmica mecanicista.
Heinrich Rudolf Hertz passou a estudar as propriedades das ondas eletromagnéticas e descobriu que a sua velocidade de propagação era igual à velocidade da luz no vácuo, que têm comportamento semelhante ao da luz, e que oscilam num plano que contém a direção de propagação. Demonstrou também a refração, reflexão e a polarização das ondas.
Em 1888, apresentou os resultados das suas experiências à comunidade científica, os quais obtiveram o sucesso merecido. Cinco anos mais tarde, no início de 1893, Hertz adoeceu e foi operado de um tumor na orelha. No entanto, no final desse ano, adoeceu novamente e, no dia 1º de Janeiro de 1894, antes de completar 37 anos, morreu de bacteremia.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.