A Jovem Pan 2 FM 102.9 já está operando no Rio de Janeiro, porém a estréia da programação da rede paulista no dial carioca ainda não ocorreu. Desde à meia-noite de hoje, 1º de março, a 102.9 FM iniciou uma fase de expectativa, atividade padrão antes da estréia oficial da rede nos mercados onde atua. Chamadas informam os ouvintes cariocas sobre o retorno da Jovem Pan 2 ao Rio de Janeiro, além da estação executar uma programação musical que já possui o perfil da rede paulista. A estréia oficial da Jovem Pan 2 no Rio acontecerá no próximo dia 7.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
A data inicial da estréia da rede paulista nos 102.9 FM do Rio de Janeiro estava programada para o dia 5, porém recentemente foi alterada para o dia 7 de março. Essa alteração não teve relação à detalhes técnicos ou artísticos, mas simplesmente pelo número 7 agradar a cúpula da rede paulista (fato evidente na rádio através do famoso programa “As Sete Melhores”). A fase de expectativa foi iniciada às 0h00 de hoje com o encerramento dos trabalhos do Grupo Bel nos 102.9 FM (grupo mineiro que tocou a estação desde 2006, quando a Cidade FM deixou o dial para a estréia da Oi FM).
A tarefa da Jovem Pan 2 no Rio não será fácil: a emissora terá a missão de reposicionar o canal 102.9 FM entre o mercado de rádio jovem. Até 2006 a frequência foi uma das referências de rádio jovem no país, através da trajetória histórica da Cidade FM. Na época o canal disputava a liderança em seu segmento de atuação, estando entre as 10 FMs mais sintonizadas do Rio. No final do projeto Oi FM / Rede Verão os 102.9 FM foram esvaziados, ocupando as últimas colocações no ranking de audiência medido pelo Instituto Ibope, além de possuir um publico diferente daquele que era alvo da Cidade FM.
Além da fuga dos ouvintes jovens da 102.9 FM, a Jovem Pan 2 também terá pela frente no mercado carioca a sua principal concorrente em âmbito nacional: a Mix FM, rede paulista que opera nos 102.1 FM do Rio de Janeiro. Hoje a Mix FM é dona da liderança jovem no Rio, posição defendida com certa facilidade pela emissora. A Jovem Pan 2, marca já conhecida na capital fluminense através de outras passagens pelo dial carioca, tentará dividir espaços com a Mix FM nesse “bolo jovem”, iniciando um processo de disputa no segmento que não era visto desde o fim da Cidade FM em 2006.
Outro detalhe: Jovem Pan 2 e Mix FM não são as únicas representantes do segmento jovem/pop de rádio no Rio de Janeiro. A capital fluminense conta também com a Transamérica FM 101.3, rádio que recentemente deixou de realizar transmissões esportivas no Rio, ficando totalmente voltada ao público jovem interessado em música. A disposição das três emissoras no dial FM do Rio também é algo que chama a atenção: as três são “vizinhas de sintonia”, com a Transamérica em 101.3 FM, tendo na sequência a Mix FM em 102.1 e por fim a Jovem Pan 2 em 102.9 FM.
Em breve mais detalhes sobre a inauguração da Jovem Pan 2 no Rio e como será sua equipe e grade de programação em 102.9 FM.
Colaboração de Marcel Martins
GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios em FMs sintonizadas no RIO DE JANEIRO
Leia mais - Manutenção de rede no Rio “mata” especulações sobre BandNews e Jovem Pan 2
Leia mais - Jovem Pan 2 terá sua terceira passagem pelo Rio de Janeiro
Leia mais - Plantão: Jovem Pan 2 confirma retorno ao Rio de Janeiro
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: