Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 20 de Junho de 2012 @ 08:01

26º Congresso | Maior evento da radiodifusão no Brasil tem início em Brasília

Brasília – Presidente da Abert, Emannuel Carneiro, e presidente da República em exercício, Michel Temer, discursaram durante

Publicidade

A Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert) realizou, na noite desta terça-feira, a cerimônia de abertura do 26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão. O evento, que homenageia os 50 anos da entidade e também os 90 anos do rádio no Brasil, contou com a presença do presidente da Abert, Emanuel Carneiro, o presidente da República em exercício, Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, além de radiodifusores, empresário e jornalistas de várias partes do Brasil.

LIQUIDAÇÃO LOJA TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! TODOS os modelos em promoção! Clique aqui
 

Em seu discurso, Carneiro lembrou a trajetória do rádio no Brasil. Ele citou a primeira emissora brasileira, a então Rádio Clube do Rio de Janeiro, que hoje é a MEC AM 800 do Rio de Janeiro. Ele ainda enalteceu a figura de Roquette Pinto, considerado o Pai do Rádio no Brasil. Além disso, o presidente da Abert também destacou a flexibilização da Voz do Brasil e a digitalização das rádios FMs e a migração das AMs.

Após o discurso de Carneiro, houve a entrega da premiação com a medalha de Mérito da Radiodifusão a diversas personalidades. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, entregou uma medalha ao jornalista Phelippe Daou. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo fez a entrega a Fernando Bittencourt. Também foi homenageado com a medalha o jornalista Djalma Ferreira,  que foi representado pelo filho Mário Causer. O presidente da Abert, Emanuel Carneiro, entrega a medalha a Joezíl Barros e o presidente da Anatel, João Rezende, entregou a medalha a Marco Aurélio Jarjur Carneiro, do Grupo Bel, de Minas Gerais.

Na sequência, o presidente em exercício, Michel Temer, em nome da Abert, entregou medalha Assis Chateaubriand a quem contribuiu para construir a história da radiodifusão, em homenagem póstuma a Paulo Machado de Carvalho Filho (Paulinho), filho de Paulo Machado de Carvalho. O filho de Paulinho, Paulo Neto, recebeu a homenagem.

Após a entrega dos prêmios, ministro Paulo Bernardo fez seu discurso. Ele disse que um dos fatores que levaram ao grande desenvolvimento é o profissionalismo do setor e da Abert. O ministro afirmou que ficou surpreendido por ver que uma concessão de rádio demora até dez anos para ser liberada e que o ministério está fazendo o possível para diminuir esse prazo.

Ele enfatizou que a Abert também está colaborando com a informatização do processo de liberação da concessão, acabando com os papéis, que acabam dificultando o processo. Durante o congresso será assinado convenio com a Anatel para que ela cuide da parte de engenharia, já que está mais apta para fazer. Além disso, ele falou do modelo de rádio digital. “Já há material suficiente para tomar a decisão ainda este ano sobre o padrão que deverá ser escolhido”, ressaltou Paulo Bernardo.

Na sequência, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, disse que havia se comprometido de que, ainda em sua gestão de presidente, colocaria o projeto que trata da flexibilização da Voz do Brasil na pauta de votação. “Eu queria ter colocado para votação hoje (ontem) para trazer o projeto e mostrar aos radiodifusores, mas não consegui. Mas, firmamos um entendimento com os deputados para ter janela nas votações ordinárias e vamos por o projeto para votação na próxima terça e quarta-feira”, afirmou o deputado.

Em seguida, o presidente da República em exercício, Michel Temer, agradeceu a todos os presentes e citou o trabalho do presidente da Abert e o empenho de Marco Maia na aprovação da flexibilização da Voz do Brasil e do trabalho no projeto que regula as comunicações. "Seria inadimissível qualquer retrocesso na liberdade de expressão", destaca Michel Temer.

Após o discurso de Michel Temer, foi apresentada a campanha em homenagem aos 50 anos da Abert. A campanha entra no ar ainda nesta terça-feira no rádio e na TV. Após os discursos e apresentação da campanha, a cerimônia foi encerrada e foi oferecido um coquetel aos presentes. Hoje, as palestras começam a partir de 9h30. A Feira Tecnológica a partir das 10h.

O Tudo Rádio estará presente no evento realizando a cobertura completa de tudo que acontecerá de importante no congresso. Acompanhe entre hoje e quinta-feira.


Escutar COBERTURA 26º CONGRESSO - Clique aqui e veja as matérias publicadas sobre o congresso!

Tags:

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.