Os Jogos Olímpicos de 2012 já estão ocorrendo em Londres (capital da Inglaterra) e muitos ouvintes de rádios brasileiras estão em dúvida quanto as transmissões ao vivo do evento esportivo. As jornadas de brasileiros nas principais modalidades esportivas nas Olimpíadas estão ausentes das principais estações de rádio do país. As cabeças de rede Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte e Rádio Gaúcha AM 600 FM 93.7 de Porto Alegre são as únicas emissoras que detém os direitos de transmissão no rádio. As demais estações não se interessaram devido o valor cobrado pela Rede Record, detentora dos direitos.
Segundo nota do jornalista Anderson Cheni a Rede Record cobrou U$ 800 mil dólares para as emissoras de rádio de São Paulo transmitirem ao vivo os Jogos Olímpicos de Londres e U$ 200 mil dólares para as demais emissoras fora da capital paulista. Com esse valor rádios importantes (e com tradição em coberturas esportivas) foram desestimuladas em custear as transmissões, depois de verificada a possibilidade de prejuízo na empreitada. Sendo assim o dial de São Paulo não conta com transmissões dos jogos no formato ao vivo, apenas fazendo coberturas de resultados e curiosidades sobre as Olimpíadas.
As rádios que desejam cobrir sobre as Olimpíadas não podem informar resultados de forma simultânea que são obtidos por atletas e equipes em Londres, esperando um curto período de tempo para informar tais resultados. Sem a transmissão no rádio a Rede Record também deixou de contar com uma maior propagação do evento esportivo entre público brasileiro, emissora que possui os direitos de transmissão na chamada TV aberta. A Rede Record, grupo que até o ano passado contava com investimentos através da potente e abrangente Rádio Record AM 1000 de São Paulo, não está gerando transmissões dos jogos através do dial.
Com o preço fixado em U$ 200 mil dólares fora de São Paulo, às rádios Itatiaia e Gaúcha adquiriram os direitos de transmissão ao vivo dos jogos Olímpicos, sendo uma “exclusividade” para os ouvintes de rádio de Belo Horizonte e Porto Alegre. Porém as demais rádios jornalísticas e esportivas como as redes BandNews FM, Rádio Bandeirantes, Jovem Pan AM, Estadão ESPN, entre outras, cobrem os jogos de forma “jornalística”, assim como citado anteriormente pela redação do Tudo Rádio. Em todos os casos essas emissoras contam com profissionais próprios presentes em Londres.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Olimpíadas, Londres, cobertura, São Paulo, rádios, jornalismo, esportes, futebol