Quarta-Feira, 15 de Agosto de 2012 @ 08:02
São Paulo – Afirmação é baseada na média de ouvintes por minuto durante o chamado período “comercial”
Passou. Já é possível afirmar que a Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9 de São Paulo possui uma média de audiência maior na faixa FM do que na AM, afirmação baseada no índice obtido pela rádio no período 06h-19h (segunda à sexta – maio a julho/2012) da pesquisa do Instituto Ibope. Esse panorama é uma novidade no mercado paulistano já que nos últimos anos a Rádio Bandeirantes mantinha uma média de audiência considerada elevada para a faixa AM e uma tímida para o mercado FM. Nos últimos meses ocorreu uma melhora no índice da 90.9 FM e uma queda no 840 AM. Acompanhe:
Conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio, nos últimos meses o meio AM de São Paulo vem apresentando uma significativa redução no índice de audiência, com quedas nos números das primeiras colocadas no ranking geral medido pelo Instituto Ibope. A Rádio Bandeirantes tem acompanhado essa tendência de queda, registrando na pesquisa atual um de seus piores desempenhos na medição comercial (06h-19h, segunda à sexta) na faixa AM, estando acima da marca dos 32 mil ouvintes por minuto. Nos últimos dois anos essa média chegou a ser superior a marca de 60 mil ouvintes por minuto, nessa mesma medição do Instituto Ibope.
Já na faixa FM a Rádio Bandeirantes tem apresentado crescimentos seguidos em seu índice de audiência, principalmente na faixa comercial. Essa evolução é lenta, porém nas últimas medições a 90.9 FM tem registrado alguns de seus melhores índices desde que iniciou sua participação no mercado FM de São Paulo. Hoje a média de audiência da Rádio Bandeirantes no período comercial (06h-19h, segunda à sexta) já é superior a marca registrada pela emissora no mercado AM. Porém nessa medição é excluída a chamada “jornada esportiva” (transmissões de partidas de futebol).
Existe uma dúvida em relação a esse desempenho da 90.9 FM por parte do mercado, apontando que a Rádio Bandeirantes já poderia ter superado em FM a audiência do meio AM em anos anteriores. Essa hipótese é baseada na área de abrangência da 90.9 FM, emissora que possui algumas áreas de sombra em sua cobertura em São Paulo. A torre da estação que repete a programação da Rádio Bandeirantes em FM está instalada fora da capital paulista, mais precisamente no final do trecho de planalto da Rodovia dos Imigrantes, estando colada à Serra do Mar (estando distante mais de 40km em linha reta da “Torre da Band”, local onde estão as outras FM do Grupo Bandeirantes). Porém essa localização faz com que a 90.9 tenha um sinal local na Baixada Santista.
A Rádio Bandeirantes está no ar no meio AM desde maio de 1937 e a retransmissão da feita em FM 90.9 foi iniciada em 1999 (primeira entre as principais rádios a operar entre as faixas AM e FM). A rádio também pode ser ouvida em Ondas Curtas (6090 kHz – 49m, 9645 kHz – 31m e 11925 kHz – 25m).
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.