A Rádio Nacional da Amazônia , uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), comemorou o seu aniversário de 35 anos, nesta terça-feira, em Brasília. A noite também marcou o lançamento do ‘Vozes da Amazônia’, um projeto para a integração da Região Amazônica, por meio da união dos veículos de comunicação locais para difusão da cultura local. A Rádio Nacional da Amazônia opera em Ondas Curtas, nos canais OC 11.780 KHz e 6.180KHz.
Um dos desdobramentos do projeto é a criação da Rede Pública de Rádios da Amazônia, formada pelas Rádios Nacional da Amazônia e do Alto Solimões, da EBC; além da Fundação Aldeia, gestora das redes de Rádio Aldeia FM e Difusora Acreana; da Rádio Difusora de Roraima; da Rádio Difusora do Amapá; da Rádio 96 FM de Tocantins, da Fundação Redesat; da Rádio Cultura do Pará, ligada à Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa); e a Rádio Cultura do Amazonas, ligada à Fundação Rádio e Televisão Cultura do Amazonas (Funtec).
O grupo estará voltado para o fortalecimento das emissoras públicas da região, com investimentos em capacitação, planejamento e troca de conteúdo, fortalecimento da prestação de serviços e formação de cidadania na região. Além do lançamento do ‘Vozes da Amazônia’, a noite também contará com a apresentação musical do cantor Nilson Chaves. O paraense já foi indicado ao Grammy Latino, tendo como um dos seus maiores sucessos a música “Sabor do Açaí”.
O dia 1º deste mês, data do aniversário da Rádio, também foi marcado por comemorações. Uma grade especial foi veiculada naquele sábado para celebrar a data, com um dia inteiro de programas ao vivo, reunindo o melhor da semana.
Também como parte do calendário comemorativo, programas célebres da emissora retornaram à programação, como as histórias infantis contadas pela saudosa Tia Leninha: “Histórias de Dito Gaioleiro", por exemplo, é uma das mais pedidas pelos ouvintes, apesar de ter sido originalmente transmitida em 1980.
História - A Rádio Nacional da Amazônia é uma das mais tradicionais da região Norte do país. Inaugurada em 01 de setembro de 1977, a emissora cobre mais da metade do território nacional, atingindo potencialmente 60 milhões de habitantes. A programação é focada na integração da região Amazônica com o restante do País, por meio da educação, do jornalismo, do radiodrama e outros formatos, sempre respeitando a cultura regional.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio Nacional da Amazônia, aniversário, Brasília