Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 26 de Outubro de 2012 @ 14:02

Rádio digital não deve abranger espectro de Ondas Curtas e Tropicais

Brasília – Anúncio de padrão escolhido pode ser feito em dezembro deste ano

Publicidade

O Ministério das Comunicações pretende concluir sua análise técnica sobre a escolha do padrão digital para o rádio até o final do ano. A informação é do secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Minicom, Genildo Lins, que presidiu a primeira reunião do Conselho Consultivo do Rádio Digital que aconteceu nesta terça, 23. 

A escolha do padrão digital para o rádio é, de fato, um assunto que se arrasta desde o governo Lula, quando o Minicom era comandado por Hélio Costa. Muitos dos testes que serão debatidos pelo conselho consultivo são dessa época. Hélio Costa deixou a pasta sem que fosse tomada uma decisão. 
 
Segundo Lins, como o espectro usado para o rádio não está congestionado e a faixa não é pleiteada por nenhum outro serviço, a digitalização do rádio não será obrigatória como na TV. Os planos iniciais do Minicom não incluem, em princípio, a digitalização das ondas curtas e ondas tropicais, usadas por cerca de 60 emissoras em todo o País principalmente para atingir as áreas mais remotas. "Nem sei se tem transmissor digital em ondas curtas no mercado. Não adianta a gente tomar uma decisão e depois ela ser inexequível", disse Genildo Lins. 
 
Entretanto, Eduardo Castro, diretor geral da EBC, pediu que fosse discutida a digitalização dessas frequências também. "Pela quantidade de cartas que a gente recebe, sabemos que a nossa audiência é muito grande não só na Amazônia", afirma ele em referência à Radio Nacional da Amazônia, controlada pela EBC. 
 
Ele reconhece que uma eventual digitalização dessas transmissões deveria ser precedida por uma política pública que contemplasse a troca dos rádios analógicos por digitais. "Essa é uma questão de Estado. Temos que levar em consideração que o público é de baixa renda e de comunidades afastadas", disse ele.
 
Com informações da Assessoria de Imprensa da Abert
Tags: Rádio Digital, DRM, Iboc, digitalização, deputados, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.