Em outubro desse ano o Tudo Rádio.com noticiou sobre a estréia de mais uma emissora da rede liderada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo, projeto que está entre as emissoras mais ouvidas do país (Instituto Ibope) e é controlado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. Trata-se da futura Nativa FM 96.5 de Jaú (atual Tropical FM 96.5), emissora prevista para iniciar suas operações em novembro desse ano, porém a expectativa de estréia ainda não contava com uma data oficial para o inicio das transmissões. A nova afiliada segue em fase de ajustes para receber o sinal da Nativa FM e, por enquanto, não há uma data definida para o começo das operações em rede.
Atrasos são comuns nas estréias de afiliadas, independente da rede escolhida pela emissora local. São vários pontos técnicos, artísticos e promocionais considerados antes do inicio dos trabalhos, além dos cuidados por parte desses projetos para garantirem o bom funcionamento de uma rede como a Nativa FM. A rede popular atua no formato que já era adotado por outras marcas do Grupo Bandeirantes de Comunicação, onde o afiliado tem horários definidos e obrigatórios para a geração de horários e produções locais, faixas que devem seguir o padrão da rede. A Nativa destina dois períodos diários para operações locais (em horários nobres do rádio), além da grade via-satélite.
A futura Nativa FM de Jaú vai cobrir uma área populosa e desenvolvida do interior de São Paulo. No raio de cobertura da 96.5 FM estão cidades como Botucatu (com 127 mil habitantes segundo o IBGE), Lençóis Paulista (70 mil), além da cobertura de sinal parcial em Bauru (um dos centros mais populosos do interior do país, com cerca de 346 mil habitantes). Jaú, sede da nova afiliada da Rede Nativa, conta com 131 mil habitantes segundo o senso do IBGE realizado em 2010. No total é possível que a 96.5 FM some mais de 1 milhão de novos ouvintes em potencial para a cobertura da rede comandada pela Nativa FM de São Paulo.
No ar em 96.5 FM a vida da Nativa FM não será fácil devido à concorrência regional, motivo que pode ter auxiliado a estréia da marca através da estação de Jaú. No próprio município existe a sertaneja Energia FM 101.9, rádio que deverá ser a principal concorrente da Nativa pela programação musical de ambas as estações. Jaú e região contam também com rádios como Hot 107 FM 107.7 (sediada em Lençóis Paulista e com sinal em Jaú), Clube FM 103.5 de Botucatu, 89 FM 89.1 de Barra Bonita, além das rádios populares direcionadas a Bauru (Band FM 92.3, 94 FM 94.5 e Tupi FM 101.3), entre outras estações. No segmento jovem/pop a região conta com a Jovem Pan FM 97.7 de Barra Bonita, 96 FM 96.9 de Bauru e Criativa FM 98.9 de Botucatu.
Jaú será a 12ª emissora da Nativa em território paulista e uma “ligação” de cobertura da rede nessa região de São Paulo. O sinal da 96.5 FM encontra as áreas de coberturas de outras estações da Rede Nativa, sendo ao norte as abrangências das rádios Nativa FM 91.9 de Araraquara e Nativa FM 102.9 de Novo Horizonte / Borborema, Nativa FM 98.7 de Avaré ao sul e ao leste a Nativa FM 89.3 de Campinas. Além das praças e emissoras paulistas já citadas a Nativa FM também conta com estações em São José dos Campos, região de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, região de Araçatuba, Catanduva e São Sebastião / Caraguatatuba (litoral norte).
Clique aqui para ver e ouvir a lista atual de emissoras da Nativa FM
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Nativa FM, Jaú, expansão, rede, São Paulo, Bauru