Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 15 de Dezembro de 2012 @ 08:15

Panorama: CBN reforça cobertura em São Paulo com a iminente reestreia em Ribeirão

Ribeirão Preto – Mercado acompanhará a mudança em 90.5 FM de Band FM para CBN

Publicidade

Conforme amplamente noticiado pelo Tudo Rádio desde outubro, a rede nacional controlada pela CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo irá receber um importante reforço na cobertura da marca no interior paulista. Trata-se da iminente estréia da CBN FM 90.5 de Ribeirão Preto, emissora que promoverá o retorno da jornalística CBN ao mercado ribeirão-pretano. A partir de janeiro de 2013 a rede “all news’ de propriedade do Sistema Globo de Rádio passará a ocupar o canal que hoje transmite a Band FM 90.5. A mudança iminente no dial vai gerar alteração no perfil da FM e também troca de comando. Acompanhe:

Ribeirão Preto é um dos principais centros econômicos do Brasil, também dona de uma grande concentração populacional. Com base nessas características a CBN passará a contar com um importante pólo regional em sua rede nacional, além de ampliar de forma significativa a abrangência de seu projeto no interior do país. A estréia da CBN em 90.5 FM que está prevista para o inicio de 2013 (expectativa para que a inauguração ocorra em janeiro) também marca o retorno da CBN ao mercado ribeirão-pretano, rede “all news” que chegou a operar na cidade em 96.9 FM até o primeiro semestre de 2010, quando a emissora foi substituída por uma concorrente direta, a BandNews FM (hoje em 96.7 FM).
 
A futura CBN de Ribeirão Preto vai operar através do mesmo canal utilizado pela matriz da rede em São Paulo: a frequência 90.5 FM. Além dessas duas FMs (Ribeirão Preto e São Paulo), a CBN também conta com os trabalhos da abrangente CBN FM 99.1 de Campinas (considerada uma das afiliadas da rede jornalística de melhor desempenho proporcional em audiência em comparação com as demais estações da marca, segundo dados do Instituto Ibope) e uma AM em Mogi Mirim. Também existe a expectativa de estréia da futura CBN FM 99.7 de Santos, emissora que ainda não possui data oficial de estréia definida, fato que também deverá ocorrer em 2013.
 
A segunda passagem da CBN por Ribeirão Preto será diferente da primeira, já que o controle da afiliada passará para as mãos de outro grupo local. Em 96.9 FM (atual BandNews FM 96.7) a CBN era operada pelo Sistema Thathi de Comunicação, em formato de afiliação com a rede controlada nacionalmente pelo Sistema Globo de Rádio. Essa passagem da CBN em 96.9 FM também promoveu durante alguns anos a transmissão da rede jornalista em AM. A partir de janeiro a futura CBN FM 90.5 de Ribeirão será operada pela EPTV, grupo paulista que já é afiliado à Rede Globo no setor televisivo. 
 
A 90.5 FM é considerada uma das emissoras mais bem estruturadas do interior do país, possuindo uma extensa área de cobertura de sinal. Desde o inicio de suas operações a rádio é controlada pelo grupo Emissoras Regionais, porém em janeiro de 2013 a operação da FM passará para a EPTV. A responsável pela promoção da CBN ao mercado de Ribeirão Preto já atua no setor de rádio através de outros projetos em FM, voltados ao público jovem. A EPTV controla as também afiliadas de rede nacional Jovem Pan FM 93.1 de Ribeirão Preto (no ar desde janeiro de 2005) e Jovem Pan FM 95.7 de Araraquara (essa inaugurada em rede com a Jovem Pan em 1997).
 
Hoje a 90.5 FM opera como uma afiliada da Band FM, considerada uma das principais marcas e projetos de rede do país. A emissora ribeirão-pretana possui parceria com a Band FM 96.1 de São Paulo desde o primeiro semestre de 2005, quando a rede substituiu a local e também popular Regional FM. Apesar de ter optado por um projeto nacional, a 90.5 FM continuou um planejamento de ações locais bem semelhante ao que era executado na época de Regional FM, ou seja, a grade de programação da 90.5 FM era mais local do que em rede, repetindo poucas atrações da rede Band FM, impedindo uma conclusão positiva ou negativa sobre o desempenho do projeto de rede em 90.5 nesses últimos 7 anos.
 
Confira mais detalhes sobre essa mudança em Ribeirão Preto e a expectativa sobre a troca de “bandeira” e perfil no canal 90.5 FM através da coluna de Jason Lee no Tudo Rádio. Clique aqui.
 
Veja também a cobertura de sinal da 90.5 FM em Ribeirão e região. Clique aqui.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: CBN, estréia, Ribeirão Preto, BandNews, Band FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.