Todos os dias os visitantes do Tudo Rádio acompanham um resumo objetivo das notícias que saíram no portal durante o dia. Se você perdeu alguma informação e está com a corda no pescoço quando o assunto é “tempo”, o resumo vai manter você atualizado com o que foi destaque no mundo radiofônico.
Boa leitura!
Exclusivo: Antena 1 estréia mais uma afiliada em Santa Catarina
A rede operada nacionalmente pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo fecha 2012 contando com mais uma FM ligada a sua rede. Trata-se da Antena 1 FM 95.9 de Tubarão, cidade localizada no litoral sul de Santa Catarina. A estréia da nova afiliada foi realizada no ultimo dia 20 de dezembro e marca o retorno da Antena 1 na região. A Antena 1 está no ar em Tubarão desde o ultimo dia 20 de dezembro, substituindo a local Som Maior FM. Com a mudança a 95.9 FM segue focando o mercado adulto-contemporâneo de Tubarão, porém opta por uma marca e representação nacional através do projeto de rede da Antena 1. A alteração também representa o retorno da rede ao litoral sul de Santa Catarina, já que a Antena 1 operava através do canal que hoje transmite a Som Maior FM 100.7 de Criciúma.
Abratel pede agilidade na migração das AM para a FM estendida
A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), entidade composta principalmente por emissoras afiliadas à Record, pediu a agilização da migração das AMs para a futura FM estendida. O governo já afirmou que vai destinar os canais 5 e 6 da TV analógica para a migração das FMs. Os canais são correspondentes à frequência que vai de 76 a 88 MHz. O pedido foi feito por meio de ofício encaminhado ao ministro Paulo Bernardo. De acordo com a associação, muitas emissoras da faixa AM não têm receita suficiente para financiar a sua operação e dependem inclusive de trabalho voluntário para continuarem funcionando. Segundo a Abratel, a audiência dessas emissoras chega a apenas 4% em Brasília, por exemplo.
Rádio Senado comemora 15 anos em Brasília
A Rádio Senado FM 91.7 de Brasília está comemorando quinze anos. A emissora pública foi criada para transmitir os fatos divulgados em várias iniciativas de comunicação sonora desenvolvidas pelo Senado Federal, como o Jornal do Senado produzido para a Voz do Brasil, os boletins telefônicos veiculados por meio de ligação gratuita e o serviço de som do Senado, conhecido como Dim-Dom, pelo qual era veiculado o áudio das sessões do Plenário, os avisos de interesse do público interno e música brasileira. Com a contratação de canais no Sistema Radiosat Digital, por satélite, as emissoras de todo o país passaram a dispor da possibilidade de retransmitir os boletins sobre as atividades do Senado ao vivo, além de ter acesso direto ao Jornal do Senado transmitido dentro do Programa A Voz do Brasil.
Rádio FM comemora 80 anos nesta quarta-feira
O rádio FM está comemorando aniversário hoje. Patenteado em 1932 pelo americano Edwin Armstrong, o sistema é o mais sintonizado pelos ouvintes em todo o mundo. O Brasil passa por um período de testes para a digitalização do FM e também para a migração das rádios AMs para uma faixa estendida do espectro, que vai de 76 a 88 MHz. Após patentear o sistema, Armstrong apresentou o novo espectro para executivos da Radio Corporation of America (RCA), em 1933. Porém, a operação do FM só foi iniciada em 1939, em Alpine, estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Apenas três anos depois é que os primeiros emissora em frequência modulada começaram a ser produzidos nos Estados Unidos pela General Eletric.
A redação do Tudo Rádio.com retorna na quarta-feira a partir das 8h20 (horário de Brasília).