Duas importantes emissoras em FM da capital paranaense vão completar sete anos de trabalhos em janeiro de 2013. Tratam-se das rádios Massa FM 97.7 e BandNews FM 96.3, ambas voltadas ao público de Curitiba e região metropolitana, sendo projetos relevantes dentro de seus perfis. Próximas de completarem sete anos de trabalhos, a Massa FM alcança essa marca após se fixar entre as maiores audiências do FM do sul do país e a BandNews é um dos destaques entre os projetos de rádios mais segmentados em território sulista. As duas FMs sugiram durante um período de mudanças no dial curitibano.
A Massa FM surgiu em Curitiba logo nos primeiros dias de 2006. A rádio substituiu a antiga Band FM 97.9, afiliada da rede paulista que teve menos de dois anos de trabalhos no canal. A estréia da Massa já era um processo aguardado pelo mercado na época (dando a impressão que a passagem da Band FM pela frequência foi uma espécie de “escola” de rádio para o novo projeto, além de preparar a sintonia para um projeto de perfil popular) e também promoveu outra alteração: o canal da concessão que passou abrigar a Massa foi de 97.9 FM para 97.7 FM com a estréia da FM, assim como determinado no plano de distribuição de canais da Anatel (agência que fiscaliza a radiodifusão nacional).
Próxima de completar sete anos a Massa FM encerra 2012 com um de seus melhores resultados de audiência e faturamento desde a sua estréia, situação alcançada após a reformulação ocorrida no segundo semestre de 2011, quando novos profissionais (com passagens por outros mercados, com destaque para São Paulo) assumiram o projeto e reposicionaram a emissora em Curitiba. Nesses quase sete anos de trabalhos a Massa FM também passou a ser uma marca estadual, situação iniciada no segundo semestre de 2006 com a estréia da Massa FM 92.3 de Maringá. Hoje a marca conta com FMs em Londrina, Cascavel, Paranaguá e Telêmaco Borba.
A jornalística BandNews FM 96.3 também surgiu em Curitiba nos primeiros dias de 2006. A emissora substituiu a segmentada 96 Rock & News FM 96.3, promovendo a expansão de um novo projeto de rádio dirigido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação (iniciado em maio de 2005 com FMs no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, tendo São Paulo como sede). Após várias mudanças e adaptações a BandNews FM começou a ter resultados significativos dentro do seu mercado alvo após a reestruturaçao técnica da FM ocorrida em 2010 (com o aumento da cobertura de sinal da FM). Hoje a BandNews é líder entre as rádios jornalísticas qualificadas, segundo pesquisas do Instituto Ibope. A FM de Curitiba tem um dos melhores desempenhos de audiência em comparação com outras praças da rede BandNews FM.
Mudanças na virada de 2005 para 2006
As estréias dessas duas FMs ocorreram durante um período de várias mudanças no dial de Curitiba. Entre dezembro de 2005 e janeiro de 2006 o mercado curitibano acompanhou as estréias das rádios Mix FM 92.9 (hoje a Mix FM está em 91.3 FM e quem ocupa o canal 92.9 FM é também nacional Vida FM), Massa e BandNews FM. Na ocasião deixaram o FM as rádios Transamérica Hits (que estava em 91.3 FM e, em janeiro de 2006, houve a estréia da 91 Rock em FM, uma espécie de continuação da 96 Rock & News), Band FM (em 97.9 FM, originando a Massa FM) e 96 Rock & News (atual BandNews FM).
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Massa FM, BandNews, aniversário, mudanças, dial, Curitiba, FM, Mix