Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 15 de Janeiro de 2013 @ 09:59

Novas rádios comunitárias terão processos centralizados em Brasília e São Paulo

Brasília - Mudança no fluxo de trabalho visa dar mais agilidade à análise dos pedidos de autorização e requer atenção dos radiodifusores

Publicidade

O Ministério das Comunicações inseriu mudanças no Plano Nacional de Outorgas para Radiodifusão Comunitária (PNO). A partir de agora, os avisos de habilitação serão conduzidos apenas pela sede do MiniCom em Brasília e pela delegacia regional de São Paulo. Segundo o diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Outorgas do MiniCom, Octavio Pieranti, o objetivo é reorganizar o fluxo de trabalho. O novo modelo já vai valer para o próximo aviso de habilitação a ser aberto pelo ministério, previsto para esta semana. Os interessados em executar o serviço devem ficar atentos às mudanças, pois a documentação enviada para unidades erradas será desconsiderada.

Antes, o PNO baseava-se numa lógica mista. Quando os avisos de habilitação contemplavam municípios de vários estados, a responsável por conduzir todo o processo era a própria coordenação-geral de Radiodifusão Comunitária, em Brasília. Já os chamados avisos regionais envolviam também as representações do ministério em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso. 
 
Octavio Pieranti ressalta que a mudança não vai alterar o cronograma do Plano Nacional de Outorgas para as rádios comunitárias, que prevê o lançamento de 13 avisos de habilitação ao longo deste ano, contemplando 706 municípios. O objetivo do Ministério das Comunicações é universalizar o serviço e dar condições para que todas as localidades do país contem com pelo menos uma emissora desse tipo. 
 
Com o novo fluxo de trabalho, a delegacia regional de São Paulo vai cuidar especificamente dos avisos de habilitação destinados aos municípios em que ainda não há nenhuma rádio comunitária outorgada. Já a sede do MiniCom ficará com os municípios do chamado Cadastro de Demonstração de Interesse (CDI), que já contam com o serviço mas demandaram novas emissoras. 
 
O Plano Nacional de Outorgas de 2012-2013 prevê o atendimento de 1.425 municípios, sendo 822 sem emissoras comunitárias e 603 do CDI. As cidades que ainda não contam com o serviço serão completamente atendidas até agosto deste ano.
 
Com informações do Ministério das Comunicações
Tags: Ministério das Comunicação, habilitação, radiodifusão, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.