Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O áudio digital está crescendo em consumo. Isso inclui o streaming das rádios. E ai? Os streamings das suas estações preferidas estão...

Enquete

Terça-Feira, 26 de Março de 2013 @ 07:59

Audiência Campinas: Laser FM assume a ponta. Jovens crescem em Campinas

Campinas – Educadora FM aparece em segundo. Disputa pela liderança segue acirrada

Publicidade

O mercado de rádio FM de Campinas também acompanhou a divulgação de mais um resultado da audiência com base nos dados atualizados pelo Instituto Ibope. A medição seguiu a tendência de outros grandes centros e apresentou queda na média de ouvintes por minuto em relação ao período anterior, porém o mercado campineiro também obteve alguns destaques importantes. Acompanhe a pesquisa atual (dezembro/2012 a fevereiro/2013) que será confrontada com a anterior (novembro/2012 a janeiro/2013), período 05h-00h (todos os dias e locais).

A Laser FM 93.3 é a nova líder de audiência no período 05h-00h (todos os dias e locais). A rádio apresentou um crescimento considerável em relação à medição passada, fato que posicionou a rádio na primeira colocação desse período da pesquisa. A Educadora FM 91.7, atual vice-líder, também apresentou crescimento em relação à pesquisa anterior e mantém a disputa pela primeira colocação acirrada nesse período. É comum a inversão de posições entre a sertaneja Laser FM e a jovem/pop Educadora FM em Campinas, afirmação baseada nos resultados gerais que essas duas FMs apresentaram em anos anteriores.
 
Em terceiro lugar geral segue a Cidade FM 92.5, rádio que não acompanhou a tendência de crescimento apresentada pelas líderes na medição, mas segue isolada nessa importante colocação no ranking de audiência campineiro. A 105 FM 105.1 de Jundiaí foi uma das emissoras que registraram melhoras nos números em relação ao resultado anterior, se aproximando um pouco mais da Cidade FM no período 05h-00h (todos os dias e locais). A Nativa FM 89.3 continua em quinto lugar geral e, assim como a Cidade FM, oscilou conforme a tendência de queda do meio FM na atual medição, diferente do que foi visto nos números da Laser, Educadora e 105 FM.
 
Mais destaques: também foram observados crescimentos nos índices das demais rádios do gênero jovem/pop. A Jovem Pan FM 89.9 acompanhou a tendência de alta observada nas FMs que compõe sua rede nacional em outras praças importantes e apresentou mais uma melhora em seus números no mercado campineiro. A Mix FM 101.1, outra representante desse gênero de programação em Campinas, também melhorou sua média de ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais), acirrando assim a disputa por posições na medição geral com as rádios Nova Brasil FM 103.7 (rádio que também evoluiu em comparação com o resultado passado) e Jovem Pan FM.
 
A maior oscilação negativa no período 05h-00h (todos os dias e locais) foi vista na média da CBN FM 99.1. Em resumo as primeiras colocações ficaram organizadas da seguinte maneira (ranking que conta com 15 FMs participantes): Laser FM 93.3, Educadora FM 91.7, Cidade FM 92.5, 105 FM 105.1, Nativa FM 89.3, Antena 1 FM 107.5, CBN FM 99.1, Jovem Pan FM 89.9, Nova Brasil FM 103.7 e Mix FM 101.1.
 
Curiosidade: muitas rádios não assinam a medição, tendo suas audiências computadas como “Outras”. Na atual pesquisa a soma dessas FMs é ligeiramente superior a audiência da Educadora no 05h-00h (todos os dias e locais). É importante lembrar que Campinas possui um dos dials em FM mais ocupados por rádios locais e de cidades vizinhas (saiba mais clicando aqui).
 
Clique aqui e veja o panorama anterior da disputa por audiência em Campinas.
 
Veja também a lista de FMs com sinal local no município campineiro. Clique aqui

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, Campinas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.