Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 23 de Abril de 2013 @ 15:26

Audiência Campinas: Laser FM mantém a ponta. Educadora FM volta a crescer

Campinas – CBN e Band FM são destaques ao elevarem os seus números no mercado campineiro

Publicidade

Saiu mais uma pesquisa geral da audiência FM de Campinas, considerado um dos principais mercados de rádio do país. Os dados são do Instituto Ibope e também mostram uma retração da média de ouvintes por minuto em comparação com a pesquisa anterior, seguindo assim a tendência vista em outros mercados brasileiros. Acompanhe a pesquisa atual (janeiro/2013 a março/2013) que será confrontada com a anterior (dezembro/2012 a fevereiro/2013), período 05h-00h (todos os dias e locais). Trata-se do primeiro resultado que compreende apenas um período de 2013, sem considerar medições do final de 2012 (apenas para determinar evoluções).

A Laser FM 93.3 manteve a liderança geral de audiência no período 05h-00h (todos os dias e locais), posição obtida pela emissora já na medição anterior. A rádio popular que possuí como foco a música sertaneja viu seu índice médio diminuir em relação à pesquisa divulgada em março, porém essa oscilação foi mínima e bem abaixo da média negativa obtida pelo mercado. O destaque da pesquisa ficou com a vice-líder Educadora FM 91.7, emissora do segmento jovem/pop que obteve uma variação positiva em seu índice de audiência, contrariando a tendência de queda do meio FM em Campinas. Com isso a Educadora não deixa a Laser se distanciar e vê sua diferença para a popular/eclética Cidade FM 92.5 aumentar (estação que oscilou negativamente na comparação com o período anterior).

Além das variações negativas vistas nos números médios da Laser e Cidade FM, também foram observados recuos nos índices da 105 FM 105.1 de Jundiaí (maior variaçao negativa entre as lideres em Campinas) e Nativa FM 89.3 (rádio que registrou a menor oscilação negativa entre as populares lideres de audiência). Assim como em outros mercados o resultado negativo em Campinas foi causado devido a oscilação vista nos números das FMs mais populares. Já a CBN FM 99.1, única emissora voltada ao gênero jornalistico em FM desde a saída da BandNews FM de Campinas (ocorrida no final de fevereiro), apresentou a maior variação positiva entre as dez estações melhores colocadas no ranking. Porém todas essas oscilações de números não alteraram as colocações do “top 10” na comparação com a pesquisa divulgada em março.

Também foi destaque o avanço nos números da Band FM 106.7, rádio que em números absolutos obteve a maior variação positiva entre as rádios participantes da pesquisa, isso na média de ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais). A pesquisa atual abrange março, mês que o mercado de Campinas foi atingido por duas emissoras com o nome de “Band FM”, são elas: 106.7 FM que estreou no primeiro dia de março passado e a 99.7 FM (rádio que era afiliada da rede paulista desde 1997 e deixou a bandeira no início de abril).

Em resumo as primeiras colocações ficaram organizadas da seguinte maneira (ranking que conta com 15 FMs participantes): Laser FM 93.3, Educadora FM 91.7, Cidade FM 92.5, 105 FM 105.1, Nativa FM 89.3, Antena 1 FM 107.5, CBN FM 99.1, Jovem Pan FM 89.9, Nova Brasil FM 103.7, Mix FM 101.1 ...

Curiosidade: muitas rádios não assinam a medição, tendo suas audiências computadas como “Outras”. Na atual pesquisa a soma dessas FMs é ligeiramente superior a audiência da Cidade FM e abaixo da Educadora FM no 05h-00h (todos os dias e locais). É importante lembrar que Campinas possui um dos dials em FM mais ocupados por rádios locais e de cidades vizinhas (saiba mais clicando aqui).

Clique aqui e veja o panorama anterior da disputa por audiência em Campinas.

Veja também a lista de FMs com sinal local no município campineiro. Clique aqui


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, Campinas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.