Panorama: CBN completa seu primeiro ano no FM de Fortaleza
A atual CBN FM 95.5 de Fortaleza está na iminência de completar seu primeiro ano de trabalhos no dial FM da capital cearense. A emissora é fruto de uma migração entre as faixas AM e FM promovida pelo Grupo de Comunicação O Povo, deslocando a CBN da sintonia 1010 AM para a frequência 95.5 FM. Essas duas estações são operadas pelo mesmo grupo, mudança que marcou o inicio dos trabalhos de uma rede "all News" no FM cearense e também foi um primeiro passo para uma série de inaugurações na Rede CBN. Em 27 de outubro de 2012 a CBN deixou de operar apenas em 1010 AM, passando a ter a sua programação presente em 95.5 FM de Fortaleza.
Difusora AM chega aos 80 anos operando em Piracicaba
Uma das rádios mais antigas em operação no Brasil comemorou aniversário neste sábado. A Difusora AM ?? de Piracicaba chegou aos 80 anos em operação no interior do São Paulo. Em homenagem ao aniversário, a emissora está com várias promoções em seu site. Entre as ações promocionais que a rádio está realizando, está o sorteio de uma TV de plasma de 51 polegadas. O sorteio será no dia 5 de novembro, às 16 horas, na programação rádio. Para participar, basta o ouvinte se cadastrar no site da emissora. Ainda na página da emissora há outras promoções alusivas ao aniversário de 80 anos.
Exclusivo: Nativa FM estréia afiliada no noroeste de São Paulo
A rede liderada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo retomou a sua expansão pelo interior de São Paulo. A partir de amanhã (15 de outubro) a marca controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação passará a contar com os trabalhos da Nativa FM 93.1 de Jales, mercado localizado no noroeste paulista. A rádio estava aguardando a possibilidade de estrear com a Nativa FM desde o inicio de 2013, situação que será resolvida a partir das 18h00 de amanhã, com estréia da nova afiliada em rede nacional. A Nativa FM de Jales será a 12 estação a carregar a marca “Nativa FM” no estado de São Paulo, rede que também está próxima de estrear uma outra afiliada em Jaú.
Diretor é executado dentro da rádio no interior de Rondônia
O diretor da rádio Meridional FM 91.1 de Jaru, cidade do interior de Rondônia, Claudio Souza, foi assassinado dentro da sede da emissora no último sábado, dia 12. O radialista recebeu vários tiros, sendo que um deles atingiu o braço do locutor Alberto Dutra Duran. De acordo com as informações locais, o diretor estava na rádio enquanto o locutor apresentava o programa. O atirador chegou à sede da emissora e ameaçou Souza, que pediu ajuda ao locutor. Eles conseguiram fechar a porta mantendo o atirador fora da rádio.
Abert afirma que vai entrar na Justiça para reverter decisão da Portaria 197
O presidente da Associação das Emissoras Gaúchas de rádio e TV (Abert), Daniel Slaviero, abriu ontem o 22º Congresso da Associação das Emissoras Gaúchas de rádio e TV, que está sendo realizado em Gramado. Entre os assuntos que abordou, ele disse que o entidade é contra a Portaria 197 e que irá entrar na Justiça contra a decisão da medida. Slaviero falou sobre a defesa e a permanente vigilância da liberdade de imprensa no Brasil. “2013 será marcado como um ano sombrio à liberdade de imprensa”, disse fazendo referência às 136 violações e agressões contra profissionais e veículos de imprensa, que ocorreram principalmente após as manifestações de junho. Em 2012, foram 51 ocorrências.
Emissoras de TV e rádio discutem liberdade de imprensa no Rio de Janeiro
Representantes de emissoras de rádio e televisão das três Américas estarão reunidos para a 43ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), que começa no próximo domingo (13) e vai até a quinta-feira, no Rio de Janeiro. Entre os assuntos que estão sendo discutidos estão a liberdade de expressão no continente e convergência tecnológica estão entre os principais temas do evento. A AIR representa 15 mil emissoras comerciais no continente americano. No primeiro dia, o Conselho Diretivo da entidade e o presidente da AIR, Luis Pardo Saínz, se reúnem com os dirigentes das delegações para tratar das resoluções de cada país. À noite, autoridades nacionais, representantes diplomáticos e de organismos internacionais participam da cerimônia oficial de inauguração da assembleia.