Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018 @ 07:43
São Paulo - 89 A Rádio Rock, Antena 1 e CBN também apresentam variações positivas na comparação com a pesquisa anterior
O mercado FM da Grande São Paulo acompanhou mais uma atualização dos dados gerais da audiência de rádio. Após uma alta na média do universo na pesquisa passada, o FM paulistano viu uma queda nos índices gerais. Existe um “palpite” no meio que a “greve dos caminhoneiros” (que diminuiu muito o movimento na cidade nas duas últimas semanas de maio) pode ter contribuído com a oscilação negativa. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2018 - Kantar Ibope Media):
Disputas no “top 3”
A Transcontinental FM 104.7 foi uma das poucas rádios que apresentaram uma variação positiva na pesquisa atual na comparação com a medição passada. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a FM sediada em Mogi das Cruzes não apenas defendeu a terceira colocação geral, como também se aproximou novamente da vice-liderança nesse período (posição defendida pela Nativa FM 95.3 deste a pesquisa passada).
A Band FM 96.1 continua isolada na primeira colocação e a movimentação atual auxiliou a rádio a se isolar um pouco mais no topo do ranking geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), apesar da emissora ter acompanhado a variação do FM paulistano. Já são mais de três anos de liderança ininterrupta da Band FM nesse período.
Novidade no “top 5”
O maior avanço percentual e absoluto da pesquisa no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) foi visto no índice da Metropolitana FM 98.5. A emissora cravou uma forte variação na média de ouvintes por minuto, fato que posicionou a FM na quinta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale lembrar que a Metropolitana FM passou os últimos 27 meses estável em sexto geral nos principais períodos da medição.
A Alpha FM 101.7, líder no formato adulto-contemporâneo, continua sozinha em quarto geral em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já a Gazeta FM 88.1 ainda está em quinto quando é excluída a medição WEB do 05h-00h (todos os dias e locais) e sexto quando é adicionada essa parcela na média de ouvintes por minuto.
Fechando o “top 10”
Também é destaque a estabilidade da 89 A Rádio Rock FM 89.1. Na atual medição a emissora variou de forma positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), pulando para a sétima colocação geral nesse período (beneficiada pela variação do meio FM na comparação com a pesquisa passada). A 89.1 FM é seguida de perto pela 105 FM 105.1 (rádio que leva vantagem sem a soma da medição WEB).
Mix FM 106.3 (nono geral, posição obtida na medição passada após avanços consecutivos) e NOVABRASIL FM 89.7 completam o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Diferente das pesquisas passadas, essas duas FMs ocupam essas mesmas colocações no 05h-00h (todos os dias e locais) na ausência da medição WEB.
Disputas definidas nos detalhes
São Paulo continua com muitas rádios com médias muito próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Antena 1 FM 94.7 também aparece como um dos principais destaques da atual medição, rádio que ignorou a tendência de queda no meio FM e cravou uma de suas melhores marcas recentes na corrida pela audiência na capital paulista. A 94.7 FM está muito próxima da NOVABRASIL FM (diferença inferior a 1 mil ouvintes por minuto no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).
A Kiss FM 102.1 também está muito próxima das rádios NOVABRASIL FM e Antena 1, aparecendo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com média que também é inferior a 1 mil ouvintes por minuto na diferença para o “top 10” nesse período. Jovem Pan FM 100.9, Top FM 104.1, Feliz FM 92.9, CBN FM 90.5 e Radio Disney FM 91.3 aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Vale destaque também para a CBN, rádio que apresentou uma forte variação em seu índice no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e ganhou posição em rankings gerais. O atual volume de audiência da 90.5 FM é um dos maiores registrados pela FM nos últimos meses.
Transamérica FM 100.1 e BandNews FM 96.9, FMs que aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também variaram de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior.
Importante: entenda o ranking…
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
FM+Web
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.