Quinta-Feira, 21 de Junho de 2018 @ 07:47
Campinas - Antena 1 mantém posição no "top 5" e “adultas” travam disputa por uma colocação no “top 3” da audiência geral
Campinas acompanhou mais uma atualização da audiência de rádio local, medida pelo Kantar Ibope Media. E o mercado ficou agitado com o resultado: as duas primeiras colocadas avançaram novamente, enquanto as principais FMs do formato “adulto-contemporâneo” travam uma disputa por um espaço no “top 3”. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2018 - Kantar Ibope Media):
“Adultas em alta”
Campinas está com um cenário bem incomum, com duas FMs que atuam no formato adulto-contemporâneo disputando por uma posição no “top 3” em períodos gerais. A Nova FM 103.7 melhorou novamente o seu índice de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), projeto que está se consolidando no mercado campineiro. O avanço posicionou a 103.7 FM na terceira colocação geral, situação inédita para a estação.
E a Nova FM é seguida de muito perto pela Antena 1 FM 107.5, emissora que também tem colecionado resultados de destaque em Campinas nos últimos anos e que sustenta a quarta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A distância entre as duas FMs é pequena, o que mantém a disputa aberta para as próximas medições.
Líderes avançam de novo
O que não é novidade em Campinas é o desempenho das duas primeiras colocadas no ranking geral. A Band FM 106.7 continua sozinha na liderança geral nos principais períodos da pesquisa, rádio que oscilou de forma positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na comparação com a medição anterior.
Outra rádio que continua isolada em sua posição no ranking geral é a Educadora FM 91.7, de formato jovem/pop. A emissora ocupa a vice-liderança geral nos principais períodos da pesquisa, assim como no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a 91.7 FM melhorou o seu índice de audiência na comparação com as pesquisas anteriores.
Mais destaques
A Rádio Laser FM 93.3, emissora de formato popular/sertanejo, fecha o “top 5” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e passa a contar com a CBN FM 99.1 (líder no jornalismo em FM) mais próxima nos períodos gerais. A rádio jornalística voltou a apresentar melhora em seus números e acirra a disputa por colocações.
Na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) o mercado campineiro acompanha a evolução da Cidade FM 92.5, FM de formato popular/hits que já vinha melhorando os seus índices nas medições passadas e, aos poucos, passa a se reaproximar do “top 5”.
A Cidade FM é seguida de perto pela Nativa FM 89.3, rádio que voltou a variar de forma positiva na pesquisa e também amplia a disputa por posições gerais no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Dial FM cheio
Mais de 15 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.
Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.
Entenda o ranking…
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante lembrar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
FM+Web
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.