Segunda-Feira, 09 de Julho de 2018 @ 15:08
São Paulo – Mapa da Atualização do tudoradio.com registrou novas frequências, mudanças de projetos artísticos e efetivação de migrantes AM-FM
O Mapa da Atualização do tudoradio.com iniciou o mês de julho registrando mudanças importantes em diversos estados. As novidades são referentes a migrações AM-FM, estreias de frequências e também mudanças em projetos artísticos, sendo rádios que deixaram ou iniciaram afiliações com redes.
Nordeste
As novidades começam pelo Nordeste. A Xodó FM 99.5 de Simão Dias passou a operar e ampliou a rede da marca Xodó FM no Sergipe. A emissora atuava como Rádio Cidade e é uma migrante AM-FM que já estava no ar. O estado apresentou mais mudanças. A Rádio Educadora FM 89.5 de Frei Paulo passou a ser captada nas regiões de Itabaiana e Lagarto emissora é uma migrante AM-FM de classe A4.
Já na Paraíba, a Rádio Caturité FM 104.1 passou a ser sintonizada em Campina Grande e em outras cidades paraibanas. A emissora é uma migrante AM-FM de classe A3. A região Nordeste ainda teve a Rádio Carinhosa FM 91.1 de Acopiara, que foi captada de forma parcial na região de Iguatu e também é uma emissora migrante AM-FM de classe C de operação.
Norte
O Norte do país teve a Lib Music FM 90.5, que encerrou as suas atividades em Belém, no Pará. O canal deixou o formato adulto-contemporâneo e passou a executar uma grade musical de expectativa no formato popular/hits e sem nome fantasia. O tudoradio.com está acompanhando futuras novidades da frequência. Outra novidade da região que foi notícia no tudoradio.com foi a estreia da Transamérica Hits FM 88.7, que passou a operar no interior de Rondônia. Estação é uma nova FM sediada em São Francisco do Guaporé.
Sudeste
No Sudeste, a Rádio Cachoeiro FM 96.3 de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo passou a ser sintonizada no sul do estado. A emissora é uma migrante AM-FM de classe A4. O estado de Minas Gerais também apresentou novidades. A Rádio Almenara FM 104.7 de Almenara foi captada no interior mineiro, na região do Vale do Jequitinhonha. A Rede Benção FM 103.5 de Belo Oriente foi sintonizada na região de Ipatinga. A rádio opera em cadeia com a Rede Benção FM 90.3 da Grande Belo Horizonte e é uma nova concessão de classe A1.
O interior paulista teve a Mais FM 88.3 sendo percebida próxima à Grande Campinas e o Leste Paulista. A emissora é de Holambra e é uma nova concessão de classe C. Na semana passada, foi notícia no tudoradio.com que a Rádio Cultura Municipal FM 88.5 iniciou as suas operações em novo canal (tradicionalmente em 102.9 FM) após promoção de classe de A3 para A2. A transmissão é em formato experimental e atinge a Grande Campinas.
No Rio de Janeiro, a Mix FM 100.7 iniciou as suas operações em Campos dos Goytacazes, substituindo a Rádio Diário FM no norte fluminense, conforme notícia publicada no tudoradio.com na semana passada. Ainda no interior carioca, a Princesinha FM 93.7 de Miracema passou a ser sintonizada na região de Itaperuna, sendo uma migrante AM-FM de classe C de operação.
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste teve duas mudanças. A 92.1 FM de Nova Veneza parou de repetir a programação da Rádio MEC, emissora que é captada na Grande Goiânia. No Mato Grosso do Sul, a Rádio Difusora FM 95.9 iniciou as transmissões em Corumbá, rádio originada em 1360 AM, sendo uma migrante AM-FM de classe A4.
Sul
Por fim, o Sul do Brasil registrou diversas mudanças nos dials dos três estados da região. No Rio Grande do Sul, a Rádio FreeWay FM 88.3, serviço direcionado a rodovia BR-290 (entre Porto Alegre e Osório) foi desativada com o fim da concessão na via. A FM Express FM 104.9 passou a operar em definitivo Porto Alegre (RS), substituindo a Rádio Liberdade (esta que está em 970 AM). No interior do estado, a Virtual FM 104.7 de Erechim teve promoção de classe de operação de B1 para A3.
Em Santa Catarina, a Hiper FM 93.9 passou a ser a nova identificação dessa migrante AM-FM de Laguna (SC), rádio com sinal no litoral sul catarinense. A Rádio Marconi FM 99.9 de Urussanga passou a operar no litoral sul catarinense e é captada em toda região de Criciúma como uma emissora migrante AM-FM de classe A1.
Ainda no estado catarinense, a Rádio Rainha das Quedas FM 89.1 de Abelardo Luz foi captada entre Xanxerê e Palmas, no estado do Paraná como uma migrante AM-FM de classe B2. A Rádio Difusora FM 90.3 de Maravilha iniciou suas transmissões na região de Chapecó como uma migrante AM-FM de classe A4.
Já a Modelo FM 91.5 de Modelo também é uma migrante AM-FM e foi sintonizada nos arredores da região de Pinhalzinho. A rádio é uma migrante AM-FM de classe C. Por fim, no Paraná, a Rádio Capanema FM 90.5 de Capanema também iniciou suas operações nos arredores de Santo Antônio do Sudoeste como emissora migrante AM-FM de classe C.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.