Sexta-Feira, 03 de Agosto de 2018 @ 07:44
São Paulo - Há 37 anos, quando o canal foi criado, MTV anunciava o fim do rádio após uma revolução no universo da música
Não foi bem assim. Há 37 anos a MTV surgia nos Estados Unidos através de sistemas de TV a cabo e anunciou o fim do rádio após uma revolução no universo da música. O dia era 1º de agosto no ano de 1981, como destacou a 89 A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo através de uma matéria especial em seu portal. A FM paulista lembra que a MTV começou a operar no formato de uma rádio FM com reprodução de vídeos 24 horas por dia, e “Video Killed the Radio Star”, dos Buggles, foi o seu primeiro clipe na MTV.
Na abertura do canal, o rádio foi “esculachado” logo na estreia da MTV, como destacou a 89 em seu texto. “A canção de 1979 se mostrava perfeita para simbolizar uma nova era ao trazer a mensagem do vídeo matando a estrela do rádio”, como destacou a FM paulista em sua matéria. A 89 lembra que o rádio era dominante na parte de entretenimento naquela época, na apresentação de novos produtos musicais.
O texto da 89 lembra do impacto que a MTV causou no universo musical. “a MTV se tornou numa incrível plataforma de comunicação que escreveu um capítulo importantíssimo na história da música pop”, destaca o texto. Mas a 89 também lembra que, após quase 4 décadas do “esculacho” ao rádio, o meio se posiciona como “peça central das plataformas de áudio, segundo recente pesquisa da Edison Reseach”. Outras pesquisas, conforme destacadas pelo tudoradio.com, mostram a atual relevância do meio rádio nos dias atuais.
Para relembrar desse dia e da própria MTV, a 89 A Rádio Rock ofereceu uma lista das primeiras 100 músicas que foram executadas pelo canal no dia de sua estreia. Esse material e o texto da reportagem da 89 podem ser conferidos aqui: http://www.radiorock.com.br/2018/08/01/ha-37-anos-mtv-anunciava-o-fim-radio/.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.