Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018 @ 17:10
São Paulo - Reportagens serão avaliadas por uma comissão de jornalistas de renome e um especialista em transporte
Estão definidos os 30 finalistas da 25ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo. Os trabalhos inscritos foram validados pela Comissão Organizadora e avaliados por um grupo de pré-selecionadores, formado por cinco jornalistas com atuação acadêmica. Cada uma das seis categorias – Impresso, Internet, Televisão, Rádio, Meio Ambiente e Transporte, Fotografia – tem cinco finalistas, que, a partir de agora, serão avaliados pela Comissão Julgadora do prêmio, composta por jornalistas com larga experiência na imprensa e por um especialista em transporte.
Neste ano, foram convidados a compor o corpo de jurados: Carlos Etchichury, editor-chefe do jornal Zero Hora; Tatiana Vasconcelos, âncora da Rádio CBN; Sonia Blota, repórter da TV Bandeirantes; Carla Jimenez, diretora de redação do jornal El Pais no Brasil; e Márcio de Almeida D´Agosto, doutor em engenharia de transportes e professor do Programa de Engenharia de Transporte da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
O trabalho com a maior nota receberá o Grande Prêmio CNT de Jornalismo no valor de R$ 60 mil. Os ganhadores das demais categorias recebem, cada um, R$ 35 mil. O resultado final será divulgado no final de novembro, e a entrega da premiação será no dia 5 de dezembro, em Brasília.
Seleção
As reportagens e fotografias são avaliadas considerando aspectos como relevância para o setor de transporte, para o transportador e para a sociedade; qualidade editorial; criatividade/originalidade; e atualidade dos temas.
A seleção – que prima pelo rigor e pela isenção – é feita em três etapas: na primeira, é verificado o cumprimento dos requisitos exigidos no regulamento. Na segunda, os pré-selecionadores definem os cinco finalistas em cada categoria. Por fim, a Comissão Julgadora seleciona as reportagens vencedoras.
FINALISTAS
RÁDIO
“Vida que vem do céu” - Ana Paula Pedrosa Barbosa (Rádio Super FM 91.7 de Belo Horizonte)
“Exemplos de Justiça no Trânsito” - Ana Paula Rodrigues (Rádio Trânsito FM 92.1 de São Paulo)
“Roubo de Cargas: do aliciamento de caminhoneiros à lavagem de dinheiro financiada por facções criminosas” - Cid Martins (Rádio Gaúcha FM 93.7 AM 600 de Porto Alegre)
“Fim da greve: ataques a transportadoras voltam a atormentar setor, encarecer seguros e expor falhas da segurança pública” - Eduardo de Matos Silva (Rádio Gaúcha)
“Encruzilhada - Os Caminhos Para Frear a Dependência do Transporte Rodoviário” - Isabel Mega (BandNews FM 90.5 de Brasília)
IMPRESSO
“Acidentes com mortes nas marginais contrariam discurso da gestão Doria” - Fabrício Lobel (Folha de S.Paulo)
“Conexão Brasília: sete décadas em movimento” - Guilherme Goulart (Correio Braziliense)
“Sem transporte, o Brasil para” - Guilherme Paranaiba Gouveia e equipe (Estado de Minas)
“Fora dos Trilhos” - Humberto Trezzi (Zero Hora)
“O crime passa pela Brasil” - Luã Souza Marinatto (Jornal Extra)
TELEVISÃO
“Os Piratas da Amazônia” - Daniel Paulino Mota (TV Record)
Série “Caminhos da safra: uma corrida de obstáculos” - Filipe Peixoto (TV Band)
“Lei do trânsito” - Janaína Demarque (TV Record)
“Série Elétricos” - Helton José Bastos Setta Junior e André Trigueiro (TV Globo)
“BR 101” - Murilo Nascimento Salviano Gomes (GloboNews)
INTERNET
“Fora do Ponto” - Felipe Rodrigues Grandin (G1)
“Caminhoneiras, codinome coragem: as mulheres que desbravam as estradas do Brasil e quebram barreiras de gênero” - Leilane Menezes (Metrópoles)
“Série Asfaltar” - Lucas Adriano Junqueira Soares (G1 Sul de Minas)
“A rota marítima da cocaína / "Pescaria de drogas no mar" e corrupção em terra: as táticas do crime para levar narcóticos para a Europa” - Luis Miguel Vieliczko Kawaguti (UOL)
“A Revolta dos Centavos” - Queila Ariadne (Portal O Tempo)
FOTOGRAFIA
“Caminhoneiros” - Fábio Motta (O Estado de S. Paulo)
“Caminhoneiras, Codinome Coragem” - Igo Estrela Caseiro (Metrópoles)
“Ensaio Fotográfico – Entrepautas” - Marcelo Casagrande (Pioneiro)
“Para onde vou?” - Marcelo Theobald (Jornal Extra)
“População paga por guerra entre PCC e o poder público em Minas” - Uarlen Valerio Silva (Jornal O Tempo)
MEIO AMBIENTE E TRANSPORTE
“Comida que vira combustível e energia elétrica” - Alice Cristiny Ferreira de Souza (Believe.earth)
“O futuro é elétrico” - Daniela Florenzano (Rádio Trânsito)
“Aviação agrícola: perigo no céu e na terra” - Larissa Rodrigues (Metrópoles)
“Caminhos até 2030: os desafios dos transportes para o Acordo de Paris” - Mariana Niederauer (Correio Braziliense)
“Os riscos de jogar lixo na estrada” - Rafael Fiuza (Programa AutoEsporte)
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.