Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 23 de Outubro de 2018 @ 15:09

Curiosidade: Nova taxa de Rádio e TV entra em vigor em 2019 na Suíça

São Paulo – Valor foi reduzido pela nova empresa que assume a função de cobrar a taxa

Publicidade

A nova lei que regula as taxas de Rádio e televisão na Suíça entra em vigor a partir de 2019. A principal mudança é a forma de cobrança e também a empresa encarregada de executá-la. A empresa de cobranças Billag recolhe a taxa em todos os lares suíços até o final de 2018. Depois o trabalho passará a ser feito pela Serafe. 

A cobrança anual será de 365 francos suíços, que corresponde a 366 dólares, para cada lar no país. Antes, a taxa cobrada era de 451 francos. As empresas irão pagar entre 365 e 35.590 francos segundo o faturamento anual. Aquelas que ganham menos de 500 mil francos ao ano estarão isentas de taxas.

As casas com aposentados comuns ou por deficiência, ou ainda moradores de asilos de idosos, pensões, internatos ou instituições penais estão isentos do pagamento da taxa. Diplomatas estrangeiros também estão dispensados, assim como lares sem acesso aos programas de Rádio e televisão (inclusive através da internet).

O Parlamento suíço aprovou em 2014 uma reforma do sistema de cobrança de taxas de Rádio e televisão. Os deputados e senadores favoráveis ao novo sistema, assim como o governo federal, argumentaram que novas tecnologias on-line, incluindo smartphones e tablets, tornavam necessário alterar o sistema de taxas no país. 

O Ministério das Comunicações do país autorizou a empresa Serafe a cobrar a taxa a partir de janeiro de 2019, sucedendo a atual empresa Billag. Os opositores da reforma, liderados pela Federação de Pequenas e Médias Empresas da Suíça, solicitaram um referendo nacional para decidir sobre a nova lei. 

Em junho de 2015, os eleitores aprovaram em sua grande maioria a reforma do sistema de taxação de rádio e televisão. Um plebiscito público subsequente, no qual foi lançada a questão de acabar por completo com a taxa de Rádio e televisão, terminou em março de 2018 com a derrota da proposta. 

Ela teve apenas 28,4% dos votos. Se fosse aprovada, ela privaria a Sociedade Suíça de Radiodifusão e Televisão (SRG SSR) com seus 24 canais de rádio e televisão em quatro idiomas nacionais, bem como os sites on-line, dentre os quais a swissinfo.ch, da maior parte de seus fundos.

Com informações da swissinfo.ch

Tags: Rádio, cobrança, Suíça, taxa, radiodifusão

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.