Sexta-Feira, 12 de Abril de 2019 @ 07:46
Rio de Janeiro - Rádio Melodia também avança e segue isolada no topo do ranking de audiência
Nesta semana o mercado de rádio do Rio de Janeiro também acompanhou a atualização da pesquisa de audiência local, medida pelo Kantar Ibope Media. E, diferente do que foi constatado na medição passada, o rádio FM carioca avançou no universo de ouvintes na audiência média. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2019).
Nova vice-líder
A JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) continua numa forte sequência positiva no mercado carioca. A emissora ampliou novamente a sua média de audiência, chegando a expressiva marca de 218 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso posicionou a JB FM na vice-liderança geral, seja no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), como também em períodos comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).
Outro destaque da medição foi o avanço da Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo), estação que apresentou o maior avanço absoluto entre todas as FMs medidas no Rio de Janeiro. São mais de 13 mil novos ouvintes na média por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isso na comparação com a medição anterior.
A Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) também se destacou na atual pesquisa ao manter a liderança geral de forma isolada e por ter avançado novamente nos principais períodos. A emissora segue acima dos 233 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o maior volume de audiência do país. E a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) também variou de forma positiva e segue acima dos 210 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Sequência
93 FM 93.3 (religiosa/gospel), Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) e Rádio Globo FM 98.1 (talk-esportes/pop) aparecem na sequência, cada uma isolada em sua colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
A BandNews FM 90.3 (jornalismo) segue travando uma forte disputa por colocação com a Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo) , rádios cuja diferença no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é inferior a 500 ouvintes na média por minuto.
Avanços
O segundo maior avanço absoluto da pesquisa no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) foi da novata Rádio Cidade FM 102.9 (adulto/rock), dobrando o seu volume de audiência na comparação com a pesquisa anterior (adicionou mais de 9 mil ouvintes por minuto a sua média). Apesar de ainda não ter nem três meses no ar, a audiência da Cidade já a posiciona mais próxima de rádios como Transamérica FM 101.3 e Mood FM 104.5 (emissoras que também avançaram no Rio).
Veja também:
> Panorama: JB FM ignora baixa do mercado e dispara na audiência no Rio de Janeiro
Importante: entenda o ranking…
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Rio de Janeiro: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.