Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019 @ 07:31
São Paulo - Musical FM já está anunciando a chegada de uma nova programação em 105.7 FM
A Vida FM, emissora que ficou conhecida na capital paulista através de sua trajetória em 96.5 FM, é indicada como uma das novidades do dial FM de São Paulo a partir de 1º de julho. A informação ainda é extra-oficial, mas fontes ouvidas pelo tudoradio.com indicam o retorno da marca ao dial através da atual Musical FM 105.7. Para se ter ideia do peso da Vida FM, o projeto chegou a figurar entre os cinco maiores volumes de audiência do FM da Grande São Paulo.
A partir da segunda quinzena deste mês, a Musical FM passou a veicular de hora em hora algumas chamadas sobre a "chegada de uma nova rádio" na frequência 105.7 FM. Porém o material não indica nome ou formato de programação. Atualmente a Musical FM conta com uma grade de perfil religioso/evangélico.
Segundo fontes ouvidas pelo tudoradio.com, a Vida FM é cotada para assumir a 105.7 FM a partir de 1º de julho, marcando o retorno de um dos projetos mais bem sucedidos do dial FM paulistano em relação ao formato gospel. Em 2015, segundo medições do Ibope Media à época, a Vida FM 96.5 chegou a figurar entre os cinco maiores volumes médios de audiência da Grande São Paulo.
Vida FM e Carlos Apolinário
A Vida FM foi uma emissora que surgiu originalmente em 96.5 FM de São José dos Campos e, por anos, operou a partir de Mogi das Cruzes, o que concedeu ao projeto uma cobertura de sinal em toda Grande São Paulo. Era comandada por Carlos Apolinário (radiodifusor e ex-deputado federal paulista), mas durante um período de sua trajetória, teve sua operação atrelada à Paz e Vida (hoje ligada à Feliz FM 92.9).
Até 2016, a Vida FM foi fenômeno de audiência média de São Paulo, sendo os maiores índices já visto na capital paulista e na região metropolitana para o seu gênero de programação (o gospel), tendo dois momentos distintos de destaque: em 2013 e também em 2015.
De concessão originada em São José dos Campos (Vale do Paraíba), a Vida FM foi retirada do ar na Grande São Paulo em março de 2016, após ações da Anatel e do Ministério Público Federal de São Paulo. Desde então a rádio não retornou mais ao ar.
Apolinário também tinha um programa de rádio na Musical FM 105.7 de São Paulo, que ia ao ar de segunda à sexta-feira a partir das 12h00, justamente na emissora que pode abrigar o retorno da Vida FM ao dial paulistano.
O radiodifusor faleceu em fevereiro deste ano.
Possíveis mudanças no formato gospel em São Paulo
A atual Feliz FM 92.9, emissora que surgiu após uma mudança na gestão da então Vida FM 96.5 (na época, em 2014, através da 92.5 FM e mudou para o atual canal em abril de 2017), corre o risco de deixar o dial FM de São Paulo, segundo informações da própria emissora.
Em comunicado, a data limite para definição da situação da Feliz FM é 22 de junho. A estação afirma que já um outro grupo interessado na operação do canal 92.9 FM, ligado originalmente ao Gruo Estado, mas que hoje há uma parceria de conteúdo com a Feliz FM.
Hoje, líder de uma rede com emissoras no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador, a Feliz FM é o maior volume de audiência da Grande São Paulo no formato gospel.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.