Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2019 @ 07:32
São Paulo - Medição da Nielsen também aponta avanços nos formatos Classic Hits, Country e Alternative na audiência de rádio
É tradição do mercado de rádio dos Estados Unidos saber qual o formato que apresentou um melhor desempenho na temporada de verão, algo que também ocorre em outros períodos importantes do calendário, sempre com a intenção de acompanhar possíveis mudanças no hábito de consumo por parte da audiência. Assim como em anos anteriores, o formato adulto-contemporâneo manteve a liderança musical no share (partilha) da audiência, segundo medição da Nielsen. Porém, chama a atenção o avanço visto nas rádios formatadas como “classic rock”.
Para se ter uma ideia, o avanço das rádios Classic Rock foi de 7%, isso na comparação entre junho à agosto/2019 e janeiro à maio/2019. Ou seja, houve uma maior procura por estações desse gênero nos principais mercados dos Estados Unidos, estes que contam com a medição PPM (Personal People Meter). Classic Hits (4% de variação positiva), Country (2%) e Alternative (2%) foram os outros formatos que ampliaram suas participações na audiência durante o verão.
E o crescimento sazonal do formato Classic Rock é constante, com avanço de 5% no mesmo período em 2016, 8% em 2017 e agora 7% em 2019. Vale destacar que esse gênero conta com artistas como Led Zeppelin, The Rolling Stones, Pink Floyd, entre outros, na playlist executada.
"No passado, havia formatos como o Country ou Pop CHR crescendo mais nos meses de clima quente, mas essas tendências mostram que o interesse em ouvir músicas do catálogo do passado é um fator importante na maneira como os americanos usam o rádio durante o verão" afirma Jon Miller, vice-presidente de Audience Insights da Nielsen, em entrevista ao portal norte-americano Inside Radio.
Apesar de ter recuado em relação ao começo do ano (-2%), o formato adulto-contemporâneo mantém com folga a maior participação do total da audiência de rádio nos Estados Unidos entre os formatos musicais, com 8% de share entre junho à agosto/2019. Na sequência, o country aparece com o segundo maior volume (6.9%) e o Pop CHR com o terceiro (6.5%), apesar deste último também ter recuado em relação ao começo do ano.
Variação da participação de cada formato de rádio no total da audiência / Fonte: Inside Radio / Nielsen
Recomendamos:
> Com mais uma FM em capital, formato adulto-contemporâneo avança no mercado de rádio brasileiro
> Especial: Com dois novos players famosos e mudanças de formatos, redes contam com forte expansão em 2019
> Curiosidade: Adulto-Contemporâneo avança em participação na temporada de verão dos Estados Unidos
A liderança é do jornalismo
Assim como as medições de outros períodos, a maior fatia da audiência de rádio está concentrada no formato News/Talk, este que ficou com 9.1% do total no período de verão, gênero este que beirou os 10% de participação nos primeiros cinco meses de 2019. E, nos últimos anos, foi observado um avanço consistente no volume de audiência das rádios nesse formato.
Veja também:
> Curiosidade: Formato "News" fica na preferência do ouvinte norte-americano pelo oitavo ano consecutivo
Se considerar que a maioria dos formatos medidos são voltados à música, a participação do jornalismo cai consideravelmente, porém é possível perceber um comportamento equilibrado na divisão dos formatos de maior volume de audiência no rádio norte-americano.
Também vale destacar que o formato de esportes em rádio, classificado como All Sports, também possui uma participação considerável na audiência norte-americana, com valores que superam os 4% em 2019. A temporada de verão não é a mais relevante para essas emissoras, já que a maioria dos esportes entram em recesso, tendo apenas as movimentações de atletas no mercado como suas principais pautas.
Vale conferir:
> O Rádio hoje: Acompanhe através de matérias como está o veículo rádio em vários países do mundo
Outro detalhe de curiosidade é o fato dos dois principais mercados dos Estados Unidos contarem com rádios de formato adulto-contemporâneo como lideres (Lite FM 106.7 em Nova York e KOST FM 103.5 em Los Angeles). Já em Chicago o maior share é de uma rádio HOT AC (101.9 FM The Mix). Em San Francisco os dois maiores volumes são de estações News/Talk (KQED FM 88.5 e KCBS AM 740 FM 106.9) e em Dallas (quinto maior mercado) a liderança é Pop CHR (Kiss FM 106.1). Medição PPM/Nielsen de agosto/2019.
Exemplos de emissoras dos Estados Unidos para os principais formatos de rádio:
News/Talk: KFI AM 640 de Los Angeles e KCBS AM 740 FM 106.9 de San Francisco
AC: Lite FM 106.7 de Nova York e KOST FM 103.5 de Los Angeles
Country: New Country FM 94.7 de Nova Jersey (Grande NY) e Go Country 105 FM 105.1 da Grande Los Angeles
Pop CHR: Z100 FM 100.3 de Nova York e KIIS FM 102.7 de Los Angeles
Classic Hits: WCBS FM 101.1 de Nova York e K-Earth FM 101.1 de Los Angeles
HOT AC: KTU FM 103.5 de Nova York e MyFM 104.3 de Los Angeles
Classic Rock: Q104.3 FM 104.3 de Nova York e The Drive FM 97.1 de Chicago
Urban AC: WBLS FM 107.5 de Nova York e V103 WVAZ FM 102.7 da Grande Chicago
All Sports: WFAN FM 101.9 de Nova York e ESPN AM 710 de Los Angeles
Urban Contemporary: Hot 97 FM 97.1 de Nova York e REAL FM 92.3 de Los Angeles
Alternative: Alt FM 92.3 de Nova York e 93 XRT FM 93.1 de Chicago
Com informações do Inside Radio / 2019 Format of Summer - Nielsen
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.