Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020 @ 13:09
São Paulo - Tesla oferece um novo sistema multimídia que não conta com recepção de rádio AM, FM e via-satélite (SiriusXM)
A fabricante de carros elétricos Tesla está envolvida em uma polêmica, nos Estados Unidos, relacionada à opção de retirada do rádio AM/FM de seus veículos e o incentivo ao uso de receptores multimídia. Segundo o vice-presidente da Madison Strategy, Travis Korson, a empresa estaria usando o sistema para coletar dados de seus usuários.
Segundo a montadora, a retirada do rádio AM/FM de seus carros se deu devido a interferência que os motores elétricos estariam provocando na recepção dos sinais na frequência AM. No início de março, a empresa disse que os proprietários de veículos Tesla fabricados antes de 2018 com recursos de direção automática poderiam atualizar seu sistema de informação e entretenimento ao custo de US$ 2.500. A atualização do sistema permite recursos de streaming de vídeo do Netflix, Hulu, YouTube e Twitch, mas remove o rádio AM/FM e o rádio por satélite SiriusXM.
Korson ressaltou ainda em sua coluna no Newsmax, que em tempos de crise, como a atual pandemia da covid-19, o meio Rádio é fundamental para a segurança pública. "O rádio é a única forma de comunicação que pode garantir a comunicação nacional a qualquer hora do dia. Mas, apesar desses avisos dos principais especialistas em gerenciamento de emergências do país, a montadora do Vale do Silício continuou com seu plano", escreveu.
O VP ainda reforça que mais de 90% dos americanos sintonizam alguma emissora de rádio todas as semanas e que, mesmo assim, a empresa Tesla mantém sua posição de retirar o receptor AM/FM de seus veículos. "A substituição de rádios gratuitos por plataformas digitais pagas certamente proporcionaria mais oportunidades para coletar dados de seus clientes, que poderão ser usados como fonte de receita", enfatizou Korson.
Korson reforça, ainda, que os consumidores não querem perder seus rádios e que o meio é uma questão de segurança nacional. "Os consumidores não querem perder seus rádios e os especialistas em segurança nacional não acreditam que removê-los seja seguro. Parece, portanto, que a decisão da Tesla é principalmente voltada para a captura de dados do consumidor. Como a Tesla usa esse teste de atualização para avaliar se os futuros modelos sairão da linha com rádios AM / FM ou não, esperemos que eles coloquem o consumidor em primeiro lugar e revertam seus planos", sintetizou Korson.
Com informações do Inside Radio
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.