Sexta-Feira, 09 de Outubro de 2020 @ 07:31
Rio de Janeiro - JBFM está estável no top 3. Rádio Globo mantém tendência de crescimento em seu índice de audiência. SulAmérica Paradiso avança de novo
Com mais uma atualização geral dos dados da audiência de rádio no Rio de Janeiro, o mercado carioca observou que os volumes concentrados nas principais estações em FM seguem elevados na medição realizada pela Kantar Ibope Media. No geral, o FM apresentou uma oscilação negativa no universo médio de ouvintes, mas vários destaques foram percebidos na atual medição. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/julho a setembro de 2020):
Mais próximas
A movimentação atual da audiência FM no Rio de Janeiro aproximou um pouco mais as estações que contam com os quatro maiores volumes de audiência na medição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale lembrar que essas quatro emissoras também são donas dos maiores volumes de audiência do rádio brasileiro, se considerado os índices das demais FMs medidas nos outros 12 mercados regulares acompanhados pela Kantar Ibope Media.
Ou seja, as concorrentes Rádio Melodia FM 97.5 (líder geral, rádio de formato religioso/gospel) e Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) aparecem mais próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A diferença entre as duas FMs é a menor já observada desde o início do avanço da Rádio Super Tupi no mercado fluminense. Vale recordar que a 96.5 FM pulou para a vice-liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a partir da atualização da pesquisa feita em junho passado (trimestre março a maio/2020).
Também é destaque a estabilidade da JB FM 99.9, líder disparada no formato adulto-contemporâneo e terceiro lugar geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A movimentação atual do meio FM carioca diminuiu um pouco mais a diferença que a separa das duas primeiras colocadas.
Destaque para a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits), rádio que cravou uma forte alta de audiência no Rio de Janeiro, sendo um avanço de 5% em sua média de ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), na comparação com a medição passada. Isso a posicionou mais próxima do top 3 nos filtros gerais.
E a 93 FM 93.3 segue sozinha na quinta colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, rádio de formato religioso/gospel.
Mais destaques
A Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) continua isolada na sexta colocação geral e na liderança entre as FMs de seu formato. Mas passa a ter a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits) mais próxima em períodos gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 98.1 FM vem de mais uma alta em seus números e foi um dos destaques da pesquisa.
Após altas consecutivas, a Rádio Cidade FM 102.9 (adulto/rock) apareceu estável nos principais períodos da pesquisa, mantendo a oitava colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A movimentação atual a deixou mais isolada na colocação, isso na comparação com as FMs que aparecem na sequência em rankings gerais.
Um dos destaques de audiência neste ano de 2020, a Catedral FM 106.7 (religiosa/católica) segue posicionada no top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo acompanhada pela BandNews FM 90.3 (jornalismo), rádio que completa o top 10.
Outro destaque da pesquisa foi a SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo), rádio que segue evoluindo de audiência no Rio de Janeiro. A emissora já aparece bem próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que apresentou a segunda maior variação positiva (absoluta) entre as FMs medidas no Rio.
A Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo) aparece muito próxima da SulAmérica Paradiso no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), filtro que também conta com um crescimento da Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-esportes, emissora que segue evoluindo em audiência no Rio).
A saída e o retorno do "face to face" na pesquisa
Desde o dia 20 de março, a pesquisa não estava contando com entrevistas "face to face”. Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.
A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.
Porém, segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" retornou em setembro, impactando parcialmente nesta atualização.
Veja também:
> Panorama: Super Rádio Tupi crava quinta alta consecutiva de audiência. JB FM, Rádio Globo e Rádio Cidade avançam no Rio de Janeiro
> Rádio é ouvido por 78% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisas pela Kantar Ibope Media, diz Inside Radio 2020
Importante: entenda o ranking…
A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.
Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.