Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021 @ 07:30

Panorama: Com mercado em alta, Massa FM, Caiobá FM e 98 FM avançam em Curitiba

Curitiba - Mundo Livre FM quebra outro recorde em seus números. Ouro Verde FM e Jovem Pan FM também crescem em audiência

Publicidade

O rádio FM curitibano apresentou uma forte alta de audiência entre o final de 2020 e o início de 2021. A afirmação é com base na mais recente atualização da medição realizada pela Kantar IBOPE Media. O crescimento no universo de ouvintes foi impulsionado pelo avanço nos índices de todas as estações posicionadas no top 10. A pesquisa atual também teve elevação de seu teto. Acompanhe os destaques (trimestre novembro de 2020 a janeiro de 2021, 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Líderes em alta

A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) foi novamente um dos principais destaque da medição ao ampliar novamente a sua média de audiência. Isso faz com que o teto da medição seja ampliado nos principais períodos. A rádio também obteve um avanço absoluto no mesmo nível das outras FMs posicionadas no top3 do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que mantém a Massa FM isolada no topo do ranking FM de audiência.

Também é destaque a manutenção da vice-liderança geral por parte da Caiobá FM 102.3 (popular/hits) em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posição esta que foi reconquistada a partir da medição passada. A evolução no índice de audiência da FM é constante e parece ser sólida, com crescimento em praticamente todas as faixas horárias (inclusive no período da manhã). 

A 98 FM 98.9 (popular/hits) também se destacou ao avançar e teria ultrapassado a Caiobá FM se não fosse o avanço obtido pela concorrente. As duas FMs seguem próximas nos principais períodos da medição, o que ajuda a manter a audiência do meio em alta.

Também foram observados avanços nos índices das rádios Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo) e Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), emissoras líderes em seus formatos e que completam o top 5. No caso da Ouro Verde, a emissora se mantém em um patamar histórico para a sua trajetória.

E quem se aproxima de vez desse bolo do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa). A emissora atualizou de novo o seu recorde histórico e está muito próxima da quinta colocação nos principais períodos da pesquisa. A FM também registrou o maior avanço absoluto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) entre as primeiras colocadas. E hoje a Mundo Livre FM está mais próxima da vice-líder geral do que da sequência do top 10.

Mais destaques

A sequência do top 10 também conta com destaques positivos na movimentação da audiência. A Rádio Gospel FM 89.3 (religiosa/gospel) evoluiu novamente e aparece sozinha na sétima colocação geral. E a Clube FM 101.5 (popular/hits) aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também apresentando crescimento em seu índice.

A BandNews FM 96.3 (jornalismo) recuperou a nona colocação geral ao apresentar uma alta consistente em seus números no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo seguida de muito perto pela Transamérica FM 100.3 (adulto/jovem-jornalismo/esportes, rádio que também cresceu em audiência). Essa movimentação também ampliou a distância que separa as concorrentes do top 10 em relação às demais FMs medidas.

Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica) e Rádio T FM 104.9 (popular/hits) são as estações que aparecem na sequência do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: Caiobá FM assume vice-liderança de audiência em Curitiba. Mundo Livre FM dispara

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.