Sábado, 27 de Fevereiro de 2021 @ 12:14
Brasília - Fabio Wajngarten deixa o cargo e o almirante Flávio Rocha, atual chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, assume a Secom
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez mudanças no comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, nesta semana. Com isso, o secretário Fabio Wajngarten deixa o cargo e o presidente indicou o almirante Flávio Rocha, atual chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). As informações são da Folha de S.Paulo. Outra novidade envolvendo a esfera federal é a publicação do edital do leilão do 5G. Acompanhe:
Com a mudança, Wajngarten, que é próximo de Bolsonaro, deve assumir o cargo de assessor especial da Presidência da República. O atual secretário da Secom não tem tido uma boa relação com o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), cuja pasta é subordinada, e seu estilo explosivo também tem desagradado outros integrantes do governo.
Wajngarten é suspeito de corrupção passiva, peculato e advocacia administrativa, por ser sócio de uma empresa que tem contratos com empresas que receberam verbas da Secom. O caso foi arquivado pela Comissão de Ética da Presidência.
Anatel aprova edital para o leilão da internet 5G
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital para o leilão de frequências do 5G. O documento será enviado agora para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é de que o certame aconteça ainda no primeiro semestre de 2021.
A tecnologia 5G é a quinta geração das redes de comunicação móveis. Ela promete velocidades até 20 vezes superior ao do 4G, com maior consumo de vídeos, jogos e ambientes em realidade virtual. Será a maior licitação de espectro da história do País.
O edital manteve a proposta de lotes regionais para a faixa de 3,5 GHz, radiofrequência em que o 5G será ofertado, e o uso de todo o espectro disponível, de 400 MHz. Assim, haverá lotes de 80 MHz, sendo, a princípio, quatro de abrangência nacional e um subdividido em oito regionais – com alcance menor, voltado para os municípios com menos de 30 mil habitantes e a pequenos provedores.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.