Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 13 de Agosto de 2021 @ 13:05

Panorama: Gazeta FM e 96 FM são apontadas como as maiores audiências do rádio de Maceió

Maceió - Última medição feita na capital alagoana também mostra Pajuçara e Jovem Pan FM no top 5. Novabrasil FM já tem resultado expressivo pelo tempo que está no ar

Publicidade

Maceió não está entre as praças que contam com medição de rádio regular pela Kantar IBOPE Media, mas a capital alagoana teve o seu panorama de audiência atualizado. Entre os dias 31 de maio e 7 de agosto os pesquisadores da Kantar levantaram os dados do rádio de Maceió, estes que foram conhecidos pelo mercado local a partir de julho. Segundo a Kantar, 76% da população da cidade é ouvinte de rádio, com as emissoras alcançando 659 mil pessoas em apenas 30 dias. Os dados consideram apenas a capital alagoana, as cidades vizinhas.

Em relação às emissoras, considerando o filtro 05h-05h (FM+WEB/todos os dias e locais), a popular/hits Gazeta FM 94.1 conta com a maior audiência em Maceió, com ampla vantagem para as demais estações alagoanas. A 96 FM 96.5, outra importante emissora de formato popular/hits, aparece de forma isolada na vice-liderança de audiência, considerando os principais períodos gerais da medição. Uma estação não assinante, seguida pelas rádios Pajuçara FM 103.7 (popular/hits-esportes) e Jovem Pan FM 102.7 (jovem/pop) completam o top 5.

Também chama a atenção do FM alagoano o desempenho da Novabrasil FM 106.5 (adulto/nacional), emissora que já aparece na liderança entre as FMs de formato adulto-contemporâneo na cidade. A estação já tem o sétimo maior volume de audiência em um mercado que contou com 14 emissoras listadas. Vale lembrar que a Novabrasil FM de Maceió estreou em outubro de 2019, originada de uma migrante AM-FM,

Novamente sobre o perfil do ouvinte de rádio em Maceió, a média de tempo que cada ouvinte escuta por dia é de 2 horas e 41 minutos. 53,5% da audiência é feminina e 46,5% é masculina. E o meio rádio conta com boa distribuição entre todas as faixas etárias, sendo as maiores entre 40 - 49 anos (16,7%), 50-50 anos (15%), 25-29 anos (13,1%) e 10-17 anos (12,6%). 

A pesquisa também aponta que 75% do público de rádio em Maceió afirma acompanhar o rádio em casa, 14% ouviram no carro (ou trajeto), 1% ouviu no trabalho e 10% em outros locais.

Maceió é hoje a 17ª cidade em população no Brasil, sem considerar os habitantes residentes em sua área metropolitana. Na estimativa de 2018 feita pelo IBGE, a capital alagoana já havia superado a marca de 1 milhão de habitantes.

+ Confira aqui a lista de FMs captadas em Maceió (AL)

Praças regulares?

As praças regulares na pesquisa Kantar IBOPE Media, ou seja, aquelas que são acompanhadas todos os meses, são: Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte, Distrito Federal, Grande Salvador, Grande Fortaleza, Grande Porto Alegre, Grande Curitiba, Grande Recife, Grande Goiânia, Campinas, Grande Vitória e Grande Florianópolis. Já praças como Maceió contam com medições esporádicas por parte da Kantar, a depender do interesse do mercado local em contar com a realização da pesquisa.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base nas praças regulares.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Maceio, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.