Quinta-Feira, 23 de Setembro de 2021 @ 10:54
São Paulo - NewVoice Summit 2021 é apresentado pelo Google Assistente
O Google Assistente apresenta pelo segundo ano consecutivo, o NewVoice Summit 2021. O evento, que está sendo realizado desde às 9h desta quinta-feira e segue até às 18h, coloca em pauta uma série de temas, como as estratégias e novidades das plataformas de voz (Google Assistente e Amazon), a adoção do voice-commerce, a voz no atendimento, a evolução da casa inteligente, o uso de dispositivos inteligentes integrados a vários ambientes e a criação dos voice games, por exemplo.
O evento é considerado o único evento 100% voice first do país e tem como objetivo debater as tendências para o crescimento do mercado de assistentes de voz no país. O Summit teve início às 9h e segue até às 18h com inscrições gratuitas e será transmitido pela internet pelo YouTube.
A palestra de abertura foi feita pela keynote speaker internacional Rebecca Nathenson, que abordou as tendências e perspectivas para a evolução da tecnologia de voz. Outro keynote speaker internacional será Bradley Metrock, CEO do Project Voice, com uma apresentação sobre panorama mundial do mercado de voz: crescimento da base de apps de voz e dispositivos inteligentes.
Ao todo, o Summit contará com seis painéis para falar dos seguintes temas: Tendências e perspectivas para a evolução da tecnologia de voz; As estratégias das plataformas de voz para o mercado brasileiro; e Experiências incríveis com a voz no mercado brasileiro.
A Alexa vai fazer aniversário de dois anos falando português em outubro. E de lá para cá, a assistente de voz ganhou muitos usuários, lançou uma série de skills e se integrou a uma bateria de dispositivos inteligentes, como lâmpadas, televisores e equipamentos de segurança. Talita Bruzzi Taliberti, country manager da Alexa no Brasil, vai contar quais serão os próximos passos da Alexa no Brasil.
Smart-speakers e avanço da conexão para o rádio
As caixas de som inteligentes crescem em consumo no mundo inteiro e já impactam diretamente na audiência digital do rádio. A norte-americana Cumulus Media já destacou o tamanho que as smart speakers representam em sua audiência via streaming, caso semelhante da brasileira Antena 1 em relação à Alexa, da Amazon.
O 5G, outro ponto fundamental no avanço do áudio digital, é fundamental para a chamada "economia 4.0", revolução tecnológica que poderá acelerar novos hábitos de consumo de mídia em todo o planeta. O rádio, que já experimenta um avanço de seu alcance digital através de várias iniciativas on-line, impulsionadas pela maior oferta de conexão por parte de ouvintes e também de dispositivos disponíveis (como smartphones e as já citadas smart speakers), é um grande interessado nesse processo.
Como empresas, o rádio também pode experimentar benefícios operacionais através do avanço da conectividade e novas formas de ganhos, como o crescimento do mercado programático através do áudio digital e o fortalecimento de iniciativas como o rádio híbrido, que combina os pontos fortes da operação via dial (FM/AM) com streaming (e outros dados oferecidos pelas estações).
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.