Quarta-Feira, 10 de Novembro de 2021 @ 13:03
São Paulo – Em 2020, 78.062 titulares foram beneficiados, aumento de 81,1% em relação a 2011
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou relatório “O que o Brasil ouve”, sobre a música na última década no país. O estudo mostra as preferências musicais dos brasileiros, as transformações do mercado e as conquistas da gestão coletiva neste período. No Brasil, a gestão coletiva da música - composta pelas associações Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC e o Ecad - participa ativamente de todos os rumos que essa indústria vem tomando ao longo dos anos. No rádio, 78.062 titulares foram beneficiados em 2020, crescimento de 81,1% em relação a 2011, quando 43.101 foram atendidos.
Foram produzidos rankings musicais com as músicas mais tocadas nos segmentos de Rádio e Show em 2011 e 2020, que mostram a mudança no gosto musical no país. Em 2011, das 20 músicas mais tocadas em rádios, 13 foram canções internacionais, mas o sertanejo já aparecia. Em 2020, no ranking deste segmento, a grande maioria das 14 canções brasileiras estava relacionada ao gênero.
O estudo apresenta também o crescimento de mais de 130% dos valores distribuídos em direitos autorais na última década. Foram distribuídos mais de R$ 8,2 bilhões para 470 mil compositores, artistas e demais titulares de música nos últimos 10 anos. O aumento da quantidade total de titulares contemplados em 2020 foi expressivo, representando um crescimento de 183,9% na última década.
"Esse relatório mostra a trajetória da música no Brasil e os caminhos que a gestão coletiva da música percorreu para fortalecer esse mercado na última década, comprovando a importância do trabalho que vem sendo realizado. Todos esses dados apontam que devemos seguir firmes na direção da luta pela valorização dos direitos autorais da classe artística. Já tivemos muitas conquistas ao longo dos anos, principalmente pelo apoio dos compositores e artistas, e seguiremos nesse propósito nas próximas décadas”, disse Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.