Quinta-Feira, 10 de Fevereiro de 2022 @ 15:07
São Paulo – Uma das explicações dadas sobre o fenômeno tem a ver com o fim do 3G nos Estados Unidos
Donos de carros da Mazda estão com enfrentando um problema nos rádios automotivos. Os receptores dos veículos da montadora travaram na frequência KUOW FM 94.9, emissora pública ligada à NPR. O caso ocorre em algumas regiões no estado americano de Washington, como Seattle. O fato curioso ganhou tanta repercussão que a própria rádio se manifestou e pediu desculpas, mesmo sem culpa aparente. Agora, uma força-tarefa busca solucionar o problema.
Em seu site, a emissora relatou a história completa, com vários donos de veículos da montadora Mazda dando depoimentos sobre o caso. Como o pós-venda da marca ainda não conseguiu resolver a vida dos clientes, o jeito foi criar uma lista de espera para a eventual solução. As hipóteses começaram a surgir do fabricante dos transmissores da estação FM.
De acordo com as informações, o problema tem a ver com o fim do 3G nos Estados Unidos, que já vêm expandindo as frequências do 5G e luta para delimitar a banda de cada serviço de telecomunicações. A KUOW FM também utiliza frequências do 5G para fazer uma transmissão simultânea com mais qualidade sonora,que é a transmissão de rádio digital conhecida como HD Radio.
+ Quase 90% dos compradores de automóveis querem um receptor de rádio como equipamento padrão
Simultaneamente, a maioria das centrais multimídia do mercado automotivo sequer suportam o 4G, utilizando a terceira geração da tecnologia para serviços de conectividade. Com um congestionamento de emissões cada vez maior, somado à defasagem das centrais automotivas, apenas três fabricantes — Ferrari, Mclaren e Mitsubishi— declaram que não haverá problemas com o fim do 3G.
A Mazda dos EUA havia declarado que os Mazda3, Mazda6, CX-3, CX-5 e CX-9 teriam problemas com o fim da tecnologia de terceira geração, mas ainda não se pronunciou oficialmente sobre o mistério que ocorre no noroeste do país. Os drivers da Mazda travados terão que esperar um pouco por uma correção.
A KUOW FM emitiu um comunicado para os proprietários dos carros atingidos:
A KUOW está ciente de um aparente problema entre o nosso sinal e alguns sistemas de infoentretenimento da Mazda, fazendo com que os rádios reiniciem quando se conectam ao sinal FM 94,9 da KUOW. Entramos em contato com a Xperi, a empresa proprietária da tecnologia por trás do HD Radio, e demos acesso completo aos nossos transmissores para investigar o que está causando esse problema.
Nossa equipe de operações está fazendo todo o possível para ajudá-los a encontrar uma solução rápida. Também agradecemos a ajuda dos ouvintes que ajudaram a alertar o KUOW sobre esse problema e forneceram informações adicionais para ajudar na investigação.
logotipo da emissora pública de Seattle / EUA
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.